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dc.contributor.advisor1Maria Laura Magalhaes Gomespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maria da Conceicao F Reis Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee1Jakeline Rodrigues Mendespt_BR
dc.contributor.referee2Aracy Alves Martins Evangelistapt_BR
dc.creatorJuliana Batista Fariapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T11:17:51Z-
dc.date.available2019-08-13T11:17:51Z-
dc.date.issued2007-10-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-854NME-
dc.description.abstractIn this work, we analyze relationships between numeracy practices, which establish and are established in interactions between subjects of Youth and Adult Education (YAE), with the intent of understanding how numeracy practices are mobilized and constituted in numeracy events that take place in YAE classrooms. Such practices were detected in the dialogues between learners and educators in a city public school in Belo Horizonte, at the level corresponding to the second segment of Elementary Education. In this school, the Politico- Pedagogical Proposal for YAE Elementary Education is organized by means of work projects. The concept of numeracy events and practices were delineated, taking as reference, field studies of Literacy and Mathematics Education, especially Ethnomathematics. The analysis undertaken on the mobilization/constitution of numeracy practices, which is understood as a discursive phenomenon, considers the sociocultural dimension of numeracy and seeks to identify, through the analysis of numeracy practices, the pragmatic intentions, discourses, and positions assumed by the subjects in the interactions that take place in the YAE classroom. We seek to make evident, in particular, the intentions, motivations, and expectations of the young and adult learners that contribute the establishment of such relationships, basing them on field studies of Youth and Adult Education, especially in the Mathematics Education of Youths and Adults.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, analisamos relações entre práticas de numeramento que se estabelecem nas, e estabelecem as, interações entre os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no intuito de compreender como se mobilizam e se constituem práticas de numeramento em eventos de numeramento ocorridos na sala de aula da EJA. Tais práticas foram flagradas nas interlocuções entre educandos e educadores, ocorridas em situações de ensino-aprendizagem de matemática, em uma escola pública municipal de Belo Horizonte, no nível de ensino correspondente ao segundo segmento da Educação Fundamental. Nessa escola, a Proposta Político-Pedagógica voltada para o Ensino Fundamental da EJA se organiza por meio de projetos de trabalho. Os conceitos de eventos e práticas de numeramento foram delineados tomando-se como referência estudos dos campos do Letramento e da Educação Matemática, sobretudo da Etnomatemática. A análise empreendida sobre a mobilização/constituição de práticas de numeramento, entendida como um fenômeno discursivo, considera a dimensão sociocultural do numeramento e busca identificar, por intermédio da análise de relações entre práticas de numeramento, as intenções pragmáticas, os discursos e os posicionamentos assumidos pelos sujeitos nas interações que acontecem na sala de aula da EJA. Buscamos evidenciar, particularmente, as intenções, motivações e expectativas dos educandos jovens e adultos que concorrem para o estabelecimento de tais relações, fundamentando-nos em estudos do campo da Educação de Jovens e Adultos, em especial, da Educação Matemática de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectNumeramentopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleRelações entre práticas de numeramento mobilizadas e em constituição nas interações entre os sujeitos da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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