Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-857HSU
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Caminhos da alfabetização em Minas Gerais: um olhar etnográfico para o ciclo inicial de alfabetização
Authors: Flavia Helena Pontes Carneiro
First Advisor: Maria Lucia Castanheira
First Referee: Judith Green
Second Referee: Magdah Becker Soares
Third Referee: Francisca Izabel Pereira Maciel
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas de alfabetização e letramento em turmas do Ciclo Inicial de Alfabetização, desenvolvidas no contexto de implantação da reforma educacional que instituiu o Ensino Fundamental de nove anos em Minas Gerais. Adotou-se a perspectiva etnográfica interacional como referencial teórico-metodológico para a realização deste estudo de caso. A coleta de dados envolveu a observação continuada das atividades desenvolvidas em uma turma do Ciclo Inicial de Alfabetização de uma escola da rede estadual de ensino situada na periferia da cidade de Belo Horizonte. A coleta de dados envolveu um período de observação prolongada em sala de aula, filmagem, produção de notas de campo, cópias de artefatos (cadernos, Para Casa, circulares, testes), acompanhamento de reunião de professores, entrevistas com alunos, professores e especialistas. O estudo evidenciou a importância, nesse novo contexto político- educacional, em primeiro lugar, do processo de enturmação dos alunos em turmas do Ciclo Inicial de Alfabetização e suas conseqüências para a (des)estruturação do trabalho desenvolvido em sala de aula por professores e alunos. Na análise das diferentes enturmações, ocorrida no período de quatro meses, foram examinados os pressupostos e os critérios de avaliação dos conhecimentos dos alunos relativos à leitura e à escrita que orientaram a constituição das turmas. No estudo foram evidenciadas, em segundo lugar, as práticas de leitura e escrita, desenvolvidas após cada reenturmação, na turma do Ciclo Inicial de Alfabetização observada. Por fim, no estudo demonstrou-se que esses aspectos a enturmação e as práticas de leitura e escrita foram resultantes do entrelaçamento de fatores históricos, políticos e sociais oriundos de diferentes contextos institucionais.
Abstract: This research analyzes literacy and writing practices developed within the beginning of the educational reform in First Grade Literacy groups. The reform establishes a nine-year-long Elementary School in the state of Minas Gerais. The theoretic and methodological background to this case study is the interactive ethnographic approach. Data collecting involved continuous observation of activities in a First Grade Literacy group from a state public school in the outskirts of the city of Belo Horizonte. The qualitative research included a long period of classroom observation; videotapes; field notes; reproduction of artifacts such as notebooks, home works, memorandums, and exams; teachers meetings observation; and interviews with students, teachers and experts. In this new political educational context, the study acknowledged the importance of: 1. The association process between students of First Grade Literacy groups and its consequences for the (de) formation of the results produced in classroom by teachers and students. The analysis of different parties studied in a 4-month period examined the framework and criteria of student knowledge regarding reading and writing, which grounded the formation of new classes. 2. The study showed reading and writing practices developed after every new association in the First Grade Literacy group observed. 3. Finally, the study has demonstrated that both these aspects the association process and reading and writing practices are results of the networking of historical, political and social aspects from different institutional backgrounds.
Subject: Práticas pedagógicas 
Educacao
Alfabetização 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-857HSU
Issue Date: 8-Nov-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_de_mestrado.pdf4.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.