Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-857HYZ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Entre discurso e a prática docente: um estudo da mudança docente e de suas implicações sobre os propósitos e as práticas de ensino no cotidiano da sala de aula
Authors: Marcos de Abreu Nery
First Advisor: Oto Neri Borges
First Referee: Deise Miranda Vianna
Second Referee: Rosaria da Silva Justi
Third Referee: Murilo Cruz Leal
metadata.dc.contributor.referee4: Arnaldo de Moura Vaz da Silva
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a investigação de situações em que professores distanciam-se dos propósitos educacionais declarados por eles durante o ensino que efetivam na sala de aula. Uma primeira revisão na literatura revelou que estas situações decorrem de mudanças que são implementadas nestes propósitos e nas práticas destes professores. Apresentado desta forma o problema, questionou-se quais seriam os aspectos e a natureza deste processo de mudança. Em síntese, o objetivo geral desta pesquisa foi o de responder a esta questão central. Para tanto se desenvolveu uma metodologia de investigação e análise reflexiva do pensamento e da ação docente IARPA, assumindo como pressuposto que a natureza deste processo de mudança é reflexiva, por exigir dos professores que se utilizem do pensamento reflexivo para mudar suas crenças, entendidas neste trabalho como recursos cognitivos que sustentam as ações docentes no dia-a-dia. Esta metodologia foi usada com uma professora e um professor de física de uma escola particular de educação básica, com os quais o pesquisador realizou quinzenalmente entrevistas de conversação durante um semestre letivo. Os dados obtidos foram analisados como segmentos de textos por uma abordagem quali- quanti. Desta abordagem, obteve-se resultados em que se pôde confirmar que o processo de mudança investigado tem uma natureza que é reflexiva e que se desenvolve de forma não- linear e descontínua ao longo do tempo. Dentre os resultados obtidos, destacou-se o desenvolvimento da concepção dos eventos e episódios reflexivos como categorias de análise do processo de mudança. A partir deles foi possível identificar e descrever o processo de mudança docente. Como resultado final, concluiu-se que os eventos e episódios reflexivos permitiram acompanhar o processo de mudança docente ao longo do tempo em que se desenvolveu. Acompanhar a dinâmica temporal deste processo, utilizando-se de eventos e episódios reflexivos como categorias de análise, permitiu chegar-se também a conclusão de que existe uma relação de implicação entre a aprendizagem, a mudança e a reflexão docente que poderá no futuro ser explorada no desenvolvimento profissional de professores e contribuir com especialistas no campo educacional que se interessem em orientar os professores comprometidos em efetivar na prática os propósitos educacionais que pretendem promover no cotidiano da sala de aula.
Abstract: This research has as its object of study the investigation of situations in which teachers differ from the educational purposes they declare during the in-class teaching process. A first glance in literature reveals that these situations come from changes implemented in these purposes and in the teachers practices. With this problem in mind, we questioned the aspects and nature of this process of change. In a nutshell, the main goal of this research was to answer to this central question. In order to do it, we developed a methodology for investigation and a reflexive analysis of the teachers thought and action IARPA, assuming that the nature of this process of change is reflexive, for it demands that the teachers use the reflexive thought to change their beliefs, understood in this research as cognitive resources that support their actions in their everyday lives. This methodology was used with two private, fundamental school physics teachers, who were interviewed by the researcher twice a month during one semester. The data obtained was analyzed as segments of texts using a quali-quanti approach. With the results, we confirmed that the process of change analyzed has a reflexive nature that develops in a non-linear and discontinued way. Among the results we obtained, we highlight the development of the idea of reflexive events and episodes as categories of analysis of the process of change. With these results, it was possible to identify and describe the change in the teaching process. As a final result, we concluded that the reflexive events and episodes allowed us to follow the process of teaching change as time passed. The fact that we followed the temporal dynamics of this process, using the reflexive events and episodes as categories of analysis made it possible to get to the conclusion that there is a relation among the learning process, the change and the teaching thought. This relation may, in the future, be explored in the professional development of teachers and contribute with educational field specialists people who are interested in guiding teachers willing to put into practice the educational purposes they intend to promote in the day-by-day classroom routine.
Subject: Educação
Formação de professor
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-857HYZ
Issue Date: 14-Feb-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_marcosabreunery_16092007.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.