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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A melodia da formação: um estudo das trajetórias de formação musical de estudantes da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(es): Francisca Schaich Prates
primer Tutor: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
primer Co-tutor: Maria Jose Braga Viana
primer miembro del tribunal : Katia Maria Penido Bueno
Segundo miembro del tribunal: Geraldo Magela Pereira Leao
Resumen: O objetivo principal desta investigação foi discutir, numa perspectiva sociológica, as desigualdades de acesso ao curso superior de Música da UFMG. Para tanto, buscamos identificar diferenças e semelhanças nas trajetórias de formação musical de sujeitos provenientes de camadas médias e populares que ingressaram nesta instituição. Após traçar o perfil socioeconômico da população de aprovados nos vestibulares de 1999 a 2005 no curso de bacharelado da Escola de Música (Fonte: COPEVE), descrevemos as trajetórias de formação musical de doze estudantes dessa escola 5 oriundos das camadas populares e 7 das camadas médias matriculados nas seguintes habilitações: composição, regência, canto, piano, trombone, percussão e violão. Esse estudo empreendeu uma imersão nas peculiaridades e singularidades de cada uma das trajetórias, nas várias faces da formação musical desses sujeitos dos tempos da infância até o momento de ingresso no curso superior , assim como nos pontos de convergência entre elas. Tal abordagem, tomando a origem social dos estudantes investigados como categoria de fundo, possibilitou-nos a identificação de alguns fatores socioculturais que exerceram influência significativa nesses processos de formação. Dentre esses fatores, destacamos: a relação da família com o campo cultural, especialmente o da música; as oportunidades formativas em instituições especializadas e, nesse contexto, o acesso a saberes legítimos aqueles exigidos nos vestibulares, assim como as oportunidades disponibilizadas no sistema de ensino; as experiências vivenciadas nos grupos nos quais transitaram os sujeitos, como, por exemplo, as bandas e corais.
Abstract: The main objective of this investigation was to argue, in a sociological perspective, the inaqualities of access to the superior course of Music at the UFMG. For in such a way, we search to identify the differences and similarities in the trajectories of musical formation of citizens proceeding from average and popular layers that had entered this institution. After traicing the economical profile of the population approved in the 1999-2005 courses of the School of Music (Source: COPEVE), we describe the trajectories of musical formation of twelve students of this school - 5 of them from popular layers and 7 from average layers - registered in diferent qualifications. This study undertook an immersion in the peculiarities and singularidades of each one of the trajectories, in the different faces of the musical formation of these citizens - from the times of childhood until the moment of entering in the superior course. Such boarding, taking the social origin of the investigated students as the main category, allowed us the identification some sociocultural factors that had significant influence in these processes of formation. Some of those factors where: the relation of the family with the cultural field, especially of music; the formative chances in specialized institutions, as well as the available chances in the education system.
Asunto: Ensino superior
Educação
Estudantes 
Musica  Estudo e ensino 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-857Q9P
Fecha del documento: 28-nov-2006
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