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dc.contributor.advisor1Antonio Tarciso Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Dacio Guimaraes de Mourapt_BR
dc.contributor.referee2Adelson Fernandes Moreirapt_BR
dc.contributor.referee3Silvania Sousa Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee4Oto Neri Borgespt_BR
dc.creatorCarlos Murilo da Silva Valadarespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T06:06:35Z-
dc.date.available2019-08-13T06:06:35Z-
dc.date.issued2004-08-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-858JZB-
dc.description.abstractThe introduction of information technologies in education had been a discussion theme by researchers since the invention of computers. Some people sustain the opinion that the information technologies can radically change the educational methods. On the other hand the results pointed by many researches do not confirm this theory evidencing some controversy points in the relationship among classroom and computer. This work tries to investigate the real contribution of computers in the leaning process The theme trails the same path of recent researches that show a variety of possible ways in which computers can be use in regular education, as well as in future researches. This work was written aiming at being an exploratory and explanatory study in learning in data-based teaching environments. The investigation subjects proposed had the objective of identifying how far computers as a new model o didatic material may influence the individuals in their learning process. A learning enviromnent - Fotograma (Frame) Environment of Photography Learning was especially developed for this thesis. Its function was to express a learning concep whose goal was to place the individual in a context of discovery of technologica artifacts. This programme was then applied as a tool of data collection.The public intended for the experiment was high school students, as well as college ones from initial terms. The concepts covered by the programme were situated mainly around the structures of the devices availble in cameras, and their respective functions. The results arising from the process of investigation made it possible for us to answe some of the questions proposed. Obviously, a lot of other questions came up originated mainly from the interaction between the students and this learning environment. Suche facts deserve more serius investigations and constitute suggestions for future works as they are situated beyond the scope of this research Learning environments are still an initial stage of development, in which the techniques and the process suitable for theis creation have just been born.pt_BR
dc.description.resumoA introdução da informática na educação tem sido tema de discussão, por pesquisadores, desde a invenção dos computadores. Algumas pessoas sustentam a opinião de que as tecnologias da informação podem mudar radicalmente as práticas educacionais. Por outro lado, os resultados apontados por muitas pesquisas não respaldam esta teoria, evidenciando diversos pontos problemáticos na relação entre a sala de aula e o computador. Este trabalho pretende investigar a real contribuição dos computadores na aprendizagem. O tema alia-se às diversas pesquisas recentes, que apontam um amplo conjunto de caminhos possíveis para a utilização de computadores na educação regular, bem como para as pesquisas futuras. Orientamos este trabalho no sentido de ser um estudo exploratório e prospectivo sobre aprendizagem em ambientes informatizados de ensino. As questões de investigações propostas tiveram o objetivo de identificar em que medida os computadores, como um novo modelo de material didático, podem influenciar os sujeitos em seu processo de aprendizagem. Um ambiente de aprendizagem foi então desenvolvido especialmente para esta tese, denominado ambiente Fotograma. Sua função foi expressar um conceito de aprendizagem, cuja meta era inserir o sujeito em um contexto de descoberta sobre artefatos tecnológicos. Este programa foi então aplicado como instrumento de coleta de dados. O público pretendido para o experimento foram estudantes de nível médio e universitário de períodos iniciais. Os conceitos tratados pelo programa situavam-se principalmente em torno da estrutura dos dispositivos presentes nas câmeras, e suas respectivas funções. Os resultados decorrentes do processo de investigação possibilitaram responder a algumas das perguntas propostas. Evidentemente, surgiram muitas outras questões, originadas principalmente das interações entre os estudantes e o ambiente de aprendizagem. Tais ocorrências merecem investigações mais profundas, e constituem sugestões para trabalhos futuros, pois se situam além do escopo desta pesquisa. Os ambientes de aprendizagem encontram-se ainda em uma fase inicial de aperfeiçoamento, na qual as técnicas e os processos adequados à sua criação acabam de nascer.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectArtefatos tecnológicospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem pt_BR
dc.subject.otherFotogramaspt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleAprendizagem sobre artefatos tecnológicospt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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