Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85BNA5
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Entre a letra e o nome: alfabetização de alunos em situação de fracasso escolar à partir de intervenção de orientação psicanalítica
Authors: Marlene Maria Machado da Silva
First Advisor: Ana Lydia Bezerra Santiago
First Referee: Maralice de Souza Neves
Second Referee: Maria Lucia Castanheira
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo localizar a origem dos impasses de alunos com defasagem entre idade e nível de aprendizagem, no processo de alfabetização, a partir do que estes têm a dizer sobre suas dificuldades. Pretende-se investigar a relação existente entre tal processo, iniciado com a escrita do nome próprio, e a subjetividade do aluno. Para tanto, utilizamos o diagnóstico clínico-pedagógico, de inspiração psicanalítica, sugerido por Santiago (2005), o qual possibilita, através do resgate da trajetória intelectual dos alunos, identificar se seus impasses na aprendizagem seriam de ordem conceitual-pedagógica ou subjetiva. Como subsídio para aplicação do diagnóstico clínico-pedagógico, em crianças com dificuldades na alfabetização, resgatamos as contribuições de educadores e psicanalistas sobre a escrita e o nome próprio, em especial Emília Ferreiro (Educação) e Lacan (Psicanálise), bem como, as contribuições e opiniões de professoras alfabetizadoras sobre o uso do nome e seu impacto, junto aos alunos, durante o processo de alfabetização. A escolha do nome próprio, como recorte desta investigação, deve-se ao seu aspecto multifacetado que o faz, principalmente no início da formação de uma criança, ser na Educação, referência para as atividades do processo de alfabetização, e, na Psicanálise, presentificação da nomeação que constitui o sujeito no campo do Outro. Nossa aposta é que os dizeres dos alunos, durante o diagnóstico clínico- pedagógico, podem indicar quais intervenções pedagógicas, podem auxiliá-los na articulação da dupla função de significação e objetal do nome próprio, proporcionando- lhes, inclusive, uma outra via de simbolização, para possíveis manifestações sintomáticas que se apresentam como fracasso escolar.
Abstract: This research aims to locate the origin of the deadlock reached by students with a gap between age and learning level in the literacy process, based on what they have to say regarding their difficulties. It seeks to investigate the existing relationship between such a process, which starts with the writing of ones given name, and the students subjectivity. For that matter, we use a psychoanalysis-inspired clinical pedagogical diagnosis, as suggested by Santiago (2005), which enables one to identify whether learning stalemates arise out of a conceptual pedagogical order or of a subjective order, by retrieving the studentss intelectual trajectory. As a subsidy for the application of the clinical pedagogical diagnosis in children with literacy difficulties, we have retrieved the contributions of educators and psychoanalysts both on writing and on given names, namely those from Emília Ferreiro (Education) and Lacan (Psychoanalysis), as well as contributions and opinions from literacy teachers on the use of ones given name and on the impact thereof for students during the literacy process. The choice of a given name, as per this investigation, is due to its multifaceted aspect, which causes it to be a milestone in Education, especially in the beginning of a childs formative years, due to the activities of the literacy process, and in Psychoanalysis. Our bet is that the students opinions, during the clinical pedagogical diagnosis, can point out what pedagogical interventions can assist them in the articulation of the double role of meaning and object of ones given name, providing them with another avenue for symbolization, for possible symptomatic manifestations that otherwise appear as school failure.
Subject: Subjetividade 
Psicanálise
Educação
Psicologia educacional
Psicologia da aprendizagem
Fracasso escolar
Alfabetização
Dificuldade de aprendizagem  
Psicopedagogia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85BNA5
Issue Date: 29-Sep-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_marlene_parte_1.pdf33.51 kBAdobe PDFView/Open
disserta__o_marlene_parte_2.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.