Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CNTG
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Juventude.com.br: a inclusão/exclusão digital de jovens alunos do ensino noturno
Autor(es): Sheila Alessandra Brasileiro
Primeiro Orientador: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Primeiro membro da banca : Juarez Tarcisio Dayrell
Segundo membro da banca: Eloisa Helena Santos
Terceiro membro da banca: Leoncio Jose Gomes Soares
Resumo: Nesta dissertação destacamos o papel que as tecnologias digitais e informatizadas têm desempenhado no mundo contemporâneo. A pesquisa focalizou questões referentes ao acesso de jovens de escolas noturnas às novas tecnologias e examinou, assim, o que se tem chamado de formas de inclusão ou exclusão digital, numa sociedade em que a informatização é, a cada dia, mais presente. Partimos da hipótese de que a dificuldade ou impossibilidade de acesso às novas tecnologias trazia conseqüências prejudiciais ao desenvolvimento destes jovens. A pesquisa foi realizada com jovens entre 20 e 24 anos, alunos da escola noturna. A metodologia adotada não privilegiou apenas a apuração quantitativa da inclusão/exclusão digital, mas considerou que os jovens em questão, representativos de uma determinada parcela da população, deveriam ser ouvidos. Assim, foram formados Grupos Focais, onde eles puderam expressar suas opiniões, suas percepções e seus sentimentos frente a questões relativas ao mundo das novas tecnologias. Dentre as elucidações advindas com a pesquisa, verifica-se a identificação dos jovens como sujeitos de formulação e expressão de demandas relacionadas ás influências das novas tecnologias na sociedade atual. Contudo, eles não as utilizam em sua prática social ou as utilizam de maneira periférica e eventual. O avanço tecnológico não gerou a correspondente democratização do acesso à tecnologia. Esta dissertação, pretende servir de alerta para que os educadores e os formuladores de políticas repensem o papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e redirecionem seus objetivos de modo a garantir a inclusão dos jovens não só na sociedade da informação, como também na sociedade do trabalho.
Abstract: Dans ce travail nous soulignons le rôle des technologies digitales et informatisées dans lactualité. La recherche a ciblé des questions qui ont des rapports avec laccès des jeunes des écoles nocturnes aux nouvelles technologies et a ainsi exploité ce quon appelle les formes dinclusion ou dexclusion digitale, dans une société où linformation gagne importance à chaque jour. Le point de départ a été lhypothèse selon laquelle la dificulté ou impossibilité daccès aux nouvelles technologies présentait de conséquences nocives au développement de ces jeunes. La recherche a été menée avec des jeunes de 20 à 24 ans, élèves des écoles nocturnes. La méthodologie choisie na pas privilégié seulement la collecte de données quantitatives sur linclusion/exclusion digitales, mais elle a aussi considéré que les jeunes étudiés, représentants dune certaine couche de la population, méritaient dêtre écoutés. Deux groupes focaux ont été donc formés et, dans ces groupes, les jeunes ont pu exprimer leurs opinions, leurs perceptions et leurs sentiments face aux question rélatives au monde des nouvelles technologies. Parmi les éclaircissements venus de la recherche, la vérification a été possible de lidentification des jeunes en tant que sujets de formulation et dexpression de demandes rapportées à linfluence des nouvelles techonologies dans la société actuelle. Pourtant, ils ne les utilisent pas dans leur pratique sociale ou le font dune façon périphérique et éventuelle. Létendue technologique na pas produit une démocratisation de laccès à la technologie qui lui corresponde. Ce travail veut se présenter comme un avertissement pour que les éducateurs et les responsables des politiques de léducation refléchissent sur le rôle des NTIC et réconduisent ses objectifs de façon à assurer linclusion des jeunes pas seulement dans la société de linformation, mais aussi dans la société du travail.
Assunto: Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CNTG
Data do documento: 27-Mai-2003
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