Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CP3T
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ines Assuncao de Castro Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee1Marilia Pinto de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Samira Zaidanpt_BR
dc.creatorJaqueline de Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T19:16:08Z-
dc.date.available2019-08-13T19:16:08Z-
dc.date.issued2003-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CP3T-
dc.description.abstractWe search with this research to know the relations that teachers who act in groups of 1a. series of Basic Education or course in schools of the particular net of education of Belo Horizonte, they establish with the official resume of the institution in which work.As official resume we understand here the registered and legitimated resume for the school as representation of its intentions of formation of the pupil, explicited or presented objectives and metodológicas conceptions chosen and prioritized by the institution. Taking as analytical starting point "the tactical" categories and "strategies" in the relations of production and cultural consumption, presented for Michel de Certeou, we carry through interviews with ten teachers and five pedagogas, searching to understand as if they give the relations in the field of the curricular development. Understanding that each school uses of procedures and diverse resources that aim at the effective development of its official resume pelos(as) professors () we pass to consider them consumption strategies, being that, in this process, the pedagogas has a clear-cut place and they are tthesame the responsible greaters for its together development to the teachers. Understanding, however, that, as we find in Certeou, the "users" or "consumers" carry through "new manufactures" of the products that are presented to them (Certeou, 1994), search to know which are the "táticas" of the teachers,pt_BR
dc.description.resumoBuscamos com essa pesquisa conhecer as relações que professoras que atuam em turmas de 1a . série do Ensino Fundamental em escolas da rede particular de ensino de Belo Horizonte, estabelecem com o currículo oficial da instituição na qual trabalham .Como currículo oficial compreendemos aqui o currículo registrado e legitimado pela escola como representação de seus propósitos de formação do aluno, explicitado em seus conteúdos, objetivos e concepções metodológicas escolhidas e priorizadas pela instituição. Tomando como ponto de partida analítico as categorias táticas e estratégias nas relações de produção e consumo cultural, apresentadas por Michel de Certeou, realizamos entrevistas com oito professoras e cinco pedagogas, buscando compreender como se dão as relações no campo do desenvolvimento curricular. Compreendendo que cada escola utiliza procedimentos e recursos diversos que visam o desenvolvimento efetivo do seu currículo oficial pelos(as) professores (as) passamos a considerá-los estratégias de consumo, sendo que, nesse processo, as pedagogas têm um lugar bem definido e são elas mesmas as maiores responsáveis pelo seu desenvolvimento junto às professoras. Compreendendo, contudo, que, conforme encontramos em Certeau, os usuários ou consumidores realizam novas fabricações dos produtos que lhes são apresentados (Certeau,1994), buscamos conhecer quais são as táticas das professoras, táticas essas explicitadas por elas mesmas, táticas essas percebidas pelas pedagogas. Entre táticas e estratégias: relações de professoras de 1ª série com o currículo ë um estudo sobre relações entre sujeitos sócio-culturais, pessoas reais, que têm sua história, seus saberes e que no seu cotidiano, buscam suas maneiras próprias de fazer, desenvolvendo seu trabalho com astúcia e experiência que lhes são próprias.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRedes particularespt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino de primeiro graupt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolaspt_BR
dc.subject.otherCurrículos pt_BR
dc.titleEntre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_jaqueline_de_jesus.pdf746.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.