Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CP3T
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Entre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículo
Autor(es): Jaqueline de Jesus
primer Tutor: Ines Assuncao de Castro Teixeira
primer miembro del tribunal : Marilia Pinto de Carvalho
Segundo miembro del tribunal: Samira Zaidan
Resumen: Buscamos com essa pesquisa conhecer as relações que professoras que atuam em turmas de 1a . série do Ensino Fundamental em escolas da rede particular de ensino de Belo Horizonte, estabelecem com o currículo oficial da instituição na qual trabalham .Como currículo oficial compreendemos aqui o currículo registrado e legitimado pela escola como representação de seus propósitos de formação do aluno, explicitado em seus conteúdos, objetivos e concepções metodológicas escolhidas e priorizadas pela instituição. Tomando como ponto de partida analítico as categorias táticas e estratégias nas relações de produção e consumo cultural, apresentadas por Michel de Certeou, realizamos entrevistas com oito professoras e cinco pedagogas, buscando compreender como se dão as relações no campo do desenvolvimento curricular. Compreendendo que cada escola utiliza procedimentos e recursos diversos que visam o desenvolvimento efetivo do seu currículo oficial pelos(as) professores (as) passamos a considerá-los estratégias de consumo, sendo que, nesse processo, as pedagogas têm um lugar bem definido e são elas mesmas as maiores responsáveis pelo seu desenvolvimento junto às professoras. Compreendendo, contudo, que, conforme encontramos em Certeau, os usuários ou consumidores realizam novas fabricações dos produtos que lhes são apresentados (Certeau,1994), buscamos conhecer quais são as táticas das professoras, táticas essas explicitadas por elas mesmas, táticas essas percebidas pelas pedagogas. Entre táticas e estratégias: relações de professoras de 1ª série com o currículo ë um estudo sobre relações entre sujeitos sócio-culturais, pessoas reais, que têm sua história, seus saberes e que no seu cotidiano, buscam suas maneiras próprias de fazer, desenvolvendo seu trabalho com astúcia e experiência que lhes são próprias.
Abstract: We search with this research to know the relations that teachers who act in groups of 1a. series of Basic Education or course in schools of the particular net of education of Belo Horizonte, they establish with the official resume of the institution in which work.As official resume we understand here the registered and legitimated resume for the school as representation of its intentions of formation of the pupil, explicited or presented objectives and metodológicas conceptions chosen and prioritized by the institution. Taking as analytical starting point "the tactical" categories and "strategies" in the relations of production and cultural consumption, presented for Michel de Certeou, we carry through interviews with ten teachers and five pedagogas, searching to understand as if they give the relations in the field of the curricular development. Understanding that each school uses of procedures and diverse resources that aim at the effective development of its official resume pelos(as) professors () we pass to consider them consumption strategies, being that, in this process, the pedagogas has a clear-cut place and they are tthesame the responsible greaters for its together development to the teachers. Understanding, however, that, as we find in Certeou, the "users" or "consumers" carry through "new manufactures" of the products that are presented to them (Certeou, 1994), search to know which are the "táticas" of the teachers,
Asunto: Professores de ensino de primeiro grau
Educação
Escolas
Currículos 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CP3T
Fecha del documento: 15-dic-2003
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_jaqueline_de_jesus.pdf746.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.