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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85DHFT
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Pura Lucia Oliver Martins | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lilian Anna Wachowicz | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ana Lucia Amaral | pt_BR |
dc.creator | Suzana dos Santos Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T22:15:18Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T22:15:18Z | - |
dc.date.issued | 2003-06-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85DHFT | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar a prática docente e os processos de avaliação escolar construídos pelos professores, tendo em vista a implementação da avaliação formativa. Para tanto, definiu-se como locus da pesquisa duas escolas de ensino fundamental, de 3º ciclo de formação da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Essas escolas, desde 1996, assumiram o Projeto Político Pedagógico Escola Plural, que se fundamenta numa política democrática inclusiva. Sendo assim, implementaram mudanças radicais em sua organização pedagógica. Dentre essas inovações, destacam-se: a introdução da modalidade de avaliação formativa e a adoção de práticas de intervenção tendo em vista a qualidade da aprendizagem dos alunos. A abordagem metodológica adotada caracteriza-se pelo estudo de caso, envolvendo observação participante, entrevistas semi-estruturadas, questionários, análise de documentos e realização de grupo focal. Nesse sentido, foram analisados os tipos de interações ocorridas no interior da escola e das ações e estratégias de ensino decorrentes do trabalho docente desenvolvido pelos professores. O referencial teórico que norteou este projeto de investigação é composto por: teorias de análise da prática docente, teorias de análise sociológica da avaliação, trabalhos que discutem os espaços-tempos de formação docente no cotidiano da escola. Os dados coletados permitiram discutir a concepção de avaliação formativa confrontando as concepções estabelecidas e captar a mobilização dos professores na direção da mudança da prática de avaliação. A conclusão do trabalho identificou novas práticas de avaliação de princípios formativos em processo de construção e ressaltou a formação, no cotidiano da escola, como espaço-tempo favorável ao trabalho coletivo, ao exercício da reflexão crítica da e sobre a prática docente de avaliação numa perspectiva de transformação da escola, tornando-a mais inclusiva. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Processo de avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Professores Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Escola plural | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Tessituras docentes de avaliação formativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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