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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Representações de esporte e educação física na Didatura Militar: uma leitura a partir da revista de história em quadrinhos Dedinho (1969-1974)
Authors: Joelcio Fernandes Pinto
First Advisor: Tarcisio Mauro Vago
First Referee: Luciano Mendes de Faria Filho
Second Referee: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Third Referee: Eustaquia Salvadora de Sousa
Abstract: O propósito deste trabalho foi o de investigar a intervenção do Governo Federal, por meio do Departamento de Educação Física e Desportos (DED) do MEC, nesses dois setores, no período de 1969 a 1974, quando o País estava sob ditadura militar. O DED elaborou, em 1971, o primeiro Plano de Educação Física e Desporto (PED), que englobou um Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural (PIDIC). Uma de suas ações foi a realização da Campanha Nacional de Esclarecimento Desportivo (CNED), cujo objetivo era o de criar e desenvolver uma mentalidade desportiva no País, produzindo o esporte como prática saudável, disciplinadora, ancorada em princípios de ordem e de progresso. Para a CNED foram elaborados e distribuídos diferentes impressos (Cadernos Técnicos, Cadernos Didáticos, Trifólios, Jornal Podium, Revista de Histórias em Quadrinhos Dedinho, Pôsteres, dentre outros), destinados a públicos distintos, como professores de Educação Física, crianças, donas de casa e trabalhadores, que fizeram circular representações múltiplas de esporte: esporte é saúde; esporte é educação; esporte é progresso; esporte é vida. Também os meios de comunicação (TV, rádio, cinema) foram mobilizados para divulgar e legitimar tais representações. Destacando um desses impressos, analisou-se a Revista de Histórias em Quadrinhos Dedinho (RHQ Dedinho), por ser destinada às crianças, com distribuição gratuita em escolas, sob orientação dos professores de Educação Física. Publicada e distribuída nacionalmente, de 1971 a 1978, essa revista foi tomada como objeto de investigação, pois suas peculiares características indicam uma intenção de atingir o público infantil, fazendo circular no âmbito escolar representações de esporte presentes no ideário oficial, constituindo uma tentativa de conformar e prescrever práticas pedagógicas. Analisando sua materialidade (formato, tiragem, capas, distribuição, intenções, histórias, dentre outros), pode-se afirmar que os autores elegeram a RHQ Dedinho como um dos principais impressos da CNED, disseminando conteúdos, procedimentos didáticos e valores pretendidos para o esporte e a Educação Física. No período estudado, a intervenção do DED/MEC, com seu Plano de Educação Física e Desportos de 1971, potencializou dois movimentos articulados entre si: o de esportivização da sociedade e o de escolarização do esporte (que repercute na esportivização da Educação Física).
Abstract: The main goal of this research had the purpose of investigating the intervention of Federal Government , through the Department of Physical Education and Sports (DED) of the Ministry of Education and Culture, and these two sectors, from 1969 up to 1974 while the country was under military dictatorship. In 1971, DED established the first Plan of Physical Education and Sports (PED) which comprised a program of cultural diffusion exchange (PIDIC).One of its actions was the National campaign of Sports Understanding (CNED), whose objective was to create and develop Sporting consciousness in the country, promoting sports as healthy and disciplinary practice anchored by the principles of order and progress. To CNED a great deal of stationary was produced and distributed such as: Technical and didactic brochures, folders, Podium newspaper, Dedinho comics, posters, among others, directed to diverse audiences like Physical Education teachers, children, housewives and the working class, generating multiple representations of sports such as sport as health, sport is education, sport is progress, sport is life. The means of communication (TV, radio, movies) were mobilized to spread and legitimate such representations. This research focused on the analysis of Dedinho comics for it was destined to children with free distribution in nationwide schools from 1971 to 1978 under the supervision of Physical Education teachers. This comic magazine was taken as our object of investigation due to its peculiar characteristics which indicate an intention of reaching the infantile audience. As a consequence of this distribution the magazine could bring out in the school life a representation of idealistic sports practice presented in the official system, making an attempt to reinforce and validate pedagogical practices. Analyzing its format, content, distribution, covers, among other important items. We can assure that the authors elected Dedinho comics as one of the main outcome of CNED spreading contents, didactic, procedures and values desired for sport and Physical Education. Within the researched period, the intervention of DED/MEC with its Plan of Physical Education and Sports, potentialized two articulated movements: the insertion of sport in the society besides making it part of the educational system that ends up in transforming Physical Education into sports practice.
Subject: Leitura
Brasil  Historia  1964-1985
Educação física  Estudo e ensino
Educação
História em quadrinhos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85DJ5B
Issue Date: 5-Dec-2003
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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