Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85EQBH
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Os discursos verbais e iconográficos sobre os negros em livros didáticos de história
Autor(es): Joao Bernardo da Silva Filho
Primeiro Orientador: Aracy Alves Martins Evangelista
Primeiro Coorientador: Lana Mara de Castro Siman
Primeiro membro da banca : Ciro Flavio de Castro Bandeira de Melo
Segundo membro da banca: Marildes Marinho da Silva
Resumo: Esta dissertação tem como objeto a análise do discurso verbal e iconográfico sobre os negros no livro didático de História, realizada em três edições PILETTI, Nelson. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1986; PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida. Brasil: da Pré-História à Independência. v.1. São Paulo: Ática, 1997; e PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida integrada. 7ª série. São Paulo: Ática, 2001 , amplamente adotadas nas escolas de Ensino Fundamental, duas das quais, avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A investigação procura responder, fundamentalmente, a uma questão: qual história os livros didáticos, muito utilizados pelos professores em sala de aula, narram sobre os negros na conformação da história nacional? Após uma contextualização sociopolítica e cultural dos discursos verbais e iconográficos nos livros didáticos e a apresentação de aspectos da organização das três edições, foram analisados, em cada volume, textos, imagens e atividades elaboradas para os alunos. Para atingir os objetivos propostos, buscou-se um referencial teórico que trata das noções de representação, poder e imaginário, em especial, os conceitos formulados por Michel De Certeau e Roger Chartier, o que possibilitou entender que a reconstrução dos fatos pelo discurso verbal e iconográfico se corporifica na definição de representações resultantes de interesses concretos e imaginários. Esse referencial auxiliou, também, na compreensão das especificidades do livro didático, com vistas a estabelecer relações entre os discursos verbais e iconográficos construídos sobre os negros e os pressupostos ideológicos, historiográficos e metodológicos que sustentaram a autoria na produção dos manuais escolares selecionados.
Abstract: This thesis has as object the analysis of the verbal and iconographic discourse about black people in a History textbook, carried through in three editions PILETTI, Nelson. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1986; PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida. Brasil: da Pré-História à Independência. v.1. São Paulo: Ática, 1997; and PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida integrada. 7ª série. São Paulo: Ática, 2001 , widely adopted in Basic Education Schools, two of them, evaluated by the Programa Nacional do Livro Didático (National Program of School Textbooks PNLD). The inquiry tries to answer, basically, to only one question: which history do the textbooks, pretty much used by the teachers in classroom, tell about black people in the conformation of the national history? After a sociopolitical and cultural contextualization of the verbal and iconographic discourse in textbooks and the presentation of organization aspects of three editions, it had been analyzed, in each volume, texts, images and activities which were elaborated for the pupils. In order to reach the considered objectives, this work tries to find a theoretical referential that deals with the knowledge of representation, power and imaginary, in special, the concepts formulated by Michel De Certeau and Roger Chartier, which made possible to understand that the reconstruction of the facts by the verbal and iconographic discourses is embodied by the definition of representations that are a result of concrete and imaginary interests. This referential was also important to the understanding of the textbook specificities, with sights to establish relations between the verbal and iconographic discourses constructed on black people and the ideological, historiographical, and methodological presuppositions that had supported the authorship in the production of the selected school manuals.
Assunto: Livros didáticos
Parametros Curriculares Nacionais
Educação
Negros Brasil
História Estudo e ensino
Acão Afirmativa
Arte
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85EQBH
Data do documento: 25-Fev-2005
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