Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85FHD3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria da Conceicao F Reis Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee1Dione Lucchesi de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Maria Laura Magalhaes Gomespt_BR
dc.contributor.referee3Maria Clara Rezende Frotapt_BR
dc.creatorAna Rafaela Correia Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T04:32:16Z-
dc.date.available2019-08-13T04:32:16Z-
dc.date.issued2009-08-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85FHD3-
dc.description.abstractIn this dissertation, we analyze the relationship between school mathematical knowledge and daily knowledge and the positions that these individuals assume in the interactions that happen in the Mathematics classroom in a class of high school of EJA. Students of Education Youths and Adults People explain the relationship. The high school, such as final stage of basic education, offers a formal approach to mathematical knowledge. It tends to generate some tension in acquaintanceship of concern to bring to dynamics classroom students experience, knowledge, ways of knowing and a responsibility is assigned to school. It facilitates access to mathematical knowledge more identified with the academic format. This tension can be evident when experienced in high school of EJA. This research intends to examine this tension using theoretical content of studies about numeracy, as well as the work of Paulo Freire, mainly the socio-cultural dimension of mathematical practices and the relationship between daily and school knowledge,. We identify practices of numeracy mobilized by subjects discussing about values, beliefs, strategies, evaluation criteria, behavior patterns and students representations in relation of mathematics and to learn mathematics in school. The events analysis observed in a classroom of high school of EJA. Therefore, we intend to contribute EJA educators glimpse the educational potential of exploitation these tensions considering the students as individuals and respecting their ideas and their demands, their beliefs and their misgivings, their goals and their reasons, their expectations and their desires.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, analisamos as relações estabelecidas entre os conhecimentos matemáticos escolares e os conhecimentos cotidianos que são explicitadas por alunos e alunas da Educação de Pessoas Jovens e Adultas, bem como as posições que esses sujeitos assumem nas interações que acontecem na sala de aula de Matemática de uma turma de Ensino Médio da EJA. Etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio propõe uma abordagem mais formal do conhecimento matemático. Isso tende a gerar certa tensão na convivência da preocupação em trazer para a dinâmica da sala de aula as vivências dos alunos, seus conhecimentos, seus modos de conhecer e da responsabilidade que a escola se atribui de viabilizar o acesso a um conhecimento matemático mais identificado com o formato acadêmico. Essa tensão pode ser ainda mais evidente quando vivenciada no Ensino Médio da EJA. Enfatizando a dimensão sociocultural das práticas matemáticas e levando em conta as relações entre os saberes cotidianos e os escolares, esta pesquisa pretende analisar essa tensão, valendo-se do aporte teórico dos estudos sobre numeramento, bem como dos trabalhos de Paulo Freire. A partir da análise de eventos observados em uma sala de aula de Ensino Médio da EJA, identificamos práticas de numeramento mobilizadas pelos sujeitos discutindo valores, crenças, estratégias, critérios de avaliação, padrões de comportamento e representações de alunos e alunas em relação à matemática e ao aprender Matemática na escola. Com esta pesquisa, pretendemos contribuir para que os educadores da EJA, considerando os estudantes como sujeitos e respeitando suas concepções e suas demandas, suas crenças e suas desconfianças, seus objetivos e suas razões, suas expectativas e seus desejos, vislumbrem o potencial educativo da explicitação dessas tensões.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemática de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPráticas de numeramentopt_BR
dc.subjectConhecimentos cotidianos e escolarespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherMatemática (Segundo grau) Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação do adolescentept_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.titlePráticas de numeramento, conhecimentos escolares e cotidianos em uma turma de ensino médio da educação de pessoas jovens e adultaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___ana_rafaela_ferreira.pdf903.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.