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dc.contributor.advisor1Arnaldo de Moura Vaz da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Dario Fiorentinipt_BR
dc.contributor.referee2Glória Regina Pessôa Campellopt_BR
dc.contributor.referee3Orlando Gomes de Aguiar Juniorpt_BR
dc.creatorPaulo Henrique Dias Menezespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T06:25:12Z-
dc.date.available2019-08-12T06:25:12Z-
dc.date.issued2010-03-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85FHKV-
dc.description.abstractWe evaluated the influence of experience in a collaborative group of physics teachers in professional development for its members, using a critical ethnomethodological from the analysis of multiple data sources of the meetings of this group and records the interactions of some of its members with other teachers to support the view that the experience in dialogic spaces allows us to develop a critical awareness of the condition of teachers able to promote the professional development of teachers. The data sources were subjected to three types of approach: a comprehensive review of the design and the group's history, a comparative analysis of arguments teacher members and non members of the group on the content of physics education, and an evaluation stage awareness of some faculty members. They found indications of the transitivity of a naive stage of consciousness to a stage of critical consciousness in the argument of the teachers considered that can be considered as the influence of experience in the group studied: alienation/consciousness, controversy/dialogue and omission/collaboration. It follows that the group presents a dialogical feature that can help guide design of training and professional development.pt_BR
dc.description.resumoAvaliou-se a influência da vivência em um grupo colaborativo de professores de física no desenvolvimento profissional de seus membros, utilizando-se uma abordagem crítica etnometodológica, a partir da análise de múltiplas fontes de dados das reuniões desse grupo e de registros das interações de alguns de seus membros com outros professores, para sustentar a tese de que a vivência em espaços dialógicos possibilita o desenvolvimento de uma consciência crítica da condição docente capaz de promover o desenvolvimento profissional do professor. As fontes de dados foram submetidas a três tipos de abordagem: uma análise global da concepção e da trajetória do grupo; uma análise comparativa de argumentações de professores membros e não membros do grupo em relação ao conteúdo de ensino de física; e uma avaliação do estágio de consciência de alguns professores membros do grupo. Constataram-se indícios da transitividade de um estágio de consciência ingênua para um estágio de consciência crítica nas argumentações dos professores analisados que podem ser considerados como influência da vivência no grupo investigado: alienação/conscientização, polêmica/diálogo e omissão/colaboração. Conclui-se que o grupo analisado apresenta uma dialogicidade característica que pode ajudar nortear projetos de formação e de desenvolvimento profissional docente.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupos de professorespt_BR
dc.subjectInterações entre professorespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento do professor de físicapt_BR
dc.subjectTransitividade de consciênciapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherGrupos de trabalhopt_BR
dc.titleDesenvolvimento profissional de professores: a influência da vivência em um grupo colaborativopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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