Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85FMPB
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Modos e condições de participação nas culturas do escrito: Pedro Nava e a formação na família (1903-1913)
Authors: Juliana Ferreira de Melo
First Advisor: Ana Maria de Oliveira Galvao
First Referee: Marcus Vinicius de Freitas
Second Referee: Antonio Augusto Gomes Batista
Abstract: Como uma criança pertencente às elites brasileiras participa do mundo da escrita? De que modo um indivíduo apropriou-se, nas primeiras décadas do século XX, das culturas do escrito, no quadro de um conjunto de práticas de transmissão familiar dessas culturas? Nosso objetivo, com a realização da pesquisa apresentada nesta dissertação, foi buscar elementos que respondessem a perguntas como essas. Investigamos, assim, o percurso de formação do médico e escritor mineiro Pedro Nava (1903-1984) na família e na cidade. Para tanto, utilizamos, como fonte principal do estudo, sua obra memorialística, escrita e publicada entre os anos de 1968 e 1984. Fundamentamos nosso estudo monográfico, na escala do indivíduo, em trabalhos do campo da História, da Sociologia da Educação, da Teoria Literária e da Análise do Discurso. Fruto de relações entre história e literatura, as Memórias de Pedro Nava configuram-se como uma importante manifestação da trajetória de aculturação do escritor. Em relação ao mundo letrado, Nava iniciou sua participação nas culturas do escrito transformando uma herança cultural que lhe foi disponibilizada pela família ao longo das primeiras décadas do século XX. Tanto no ramo paterno, quanto no ramo materno da família, oralidade, performance, leitura e escrita apresentam-se como os pilares da relação de Pedro Nava com as culturas do escrito, associados ao espaço urbano, o qual contribuiu positivamente com a intimidade que Nava construiu com o mundo letrado. O aprendizado de Pedro Nava de certos gostos e preferências culturais, particularmente no que se referem à leitura e à escrita, relaciona-se diretamente com a sua admiração e afetividade por alguns de seus familiares, como também por seus valores, comportamentos e modos de viver.
Abstract: How does a child who belongs to the Brazilian elites take part in the world of the writing? Which way does an individual take, in the early decades of the 20th century, the cultures of the writing, in the chart of a set of familial transmission practices of such cultures? Our purpose, as an achievement of the research presented in this dissertation, was to look for elements which would answer to questions like the ones above. We search, in this way, into the trajectory of development of the Brazilian doctor and writer, who is native of the state of Minas Gerais, Pedro Nava (1903-1984) in the family and in the city. Therefore, we used as main source of the study his work of memoirs, writed and published between the years of 1968 and 1984. We found our monographic study, in the scale of the individual, in works of the field of History, Sociology of the Education, Literary Theory, and Analysis of the Speech. Product of relationships between history and literature, Pedro Navas Memoirs figure as an important manifestation of the trajectory of acculturation of the writer. In relation to the literate world, Nava started his partnership in the cultures of the writing modifying a cultural heritage which was given to him by the family throughout the early decades of the 20th century. In as much in the paternal branch, as in the maternal branch of the family, orality, performance, reading and writing present themselves as the bases of the relationship of Pedro Nava with the cultures of the writing, associated with the urban space, which contributed positively to the intimacy that Nava built up with the literate world. The learning of Pedro Nava of some cultural tastes and preferences, privately in which they refer to the reading and the writing, relate themselves directly to his admiration and affection by some of his parents, as also by his values, behaviour and ways of living.
Subject: Escrita Aspectos sociais
Educação
Nava, Pedro, 1903-1984
Educação no lar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85FMPB
Issue Date: 4-Sep-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_arq_completo_070409.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.