Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85FQ9Q
Type: Tese de Doutorado
Title: Argumentação em salas de aula de biologia sobre a teoria sintética da evolução
Authors: Marina de Lima Tavares
First Advisor: Eduardo Fleury Mortimer
First Co-advisor: Charbel Niño El-hani
First Referee: Francisco Ângelo Coutinho
Second Referee: Isabel Gomes Rodrigues Martins
Third Referee: Carmen Maria De Caro Martins
metadata.dc.contributor.referee4: Danusa Munford
Abstract: Esse trabalho discute ações que permeiam o discurso dos alunos quando inseridos em processos de ensino e de aprendizagem de ciências. O nosso foco é a argumentação de alunos do terceiro ano do ensino médio durante a discussão de questões sobre evolução, mais especificamente, relativas a aspectos da teoria sintética da evolução. Nossa principal questão de pesquisa foi: Como os alunos desenvolvem argumentos ao discutir questões sobre a teoria sintética da evolução? Essa questão se desdobra em outras questões mais específicas: (1) Que tipos de movimentos discursivos os alunos realizam na argumentação? (2) Que conceitos evolutivos os alunos mobilizam em seus argumentos? (3) Em que níveis epistêmicos de abstração os conceitos evolutivos são articulados nas justificações dos alunos? As discussões de questões relacionadas a aspectos da teoria sintética da evolução ocorreram em três turmas (A, B e C) após as unidades didáticas sobre evolução, lecionadas por seus respectivos professores. As unidades didáticas dessas três turmas também foram analisadas, de modo a examinarmos aspectos próprios a essas salas de aula, tais como: as características das escolas em que se deram as aulas; as dinâmicas desenvolvidas pelos professores para condução de suas aulas; os temas abordados por esses professores durante as aulas; algumas interações discursivas entre alunos e professores, como a autoria da iniciação dos episódios das aulas e o tipo de discurso de cada um deles; as formas como os alunos interferiam nas aulas, com ênfase nos conceitos e práticas epistêmicas que eles explicitavam em suas afirmações e questões que iniciavam episódios de conteúdo, bem como nos ajustes que tais interferências demandavam do professor. A maior compreensão desse conjunto de aspectos, que constituíram o contexto de cada turma, nos auxiliou a compreender os resultados de nossa análise da argumentação dos alunos dessas turmas. Os resultados desse trabalho mostram que os alunos das turmas A e C desenvolveram argumentos mais elaborados que os alunos da turma B. Esse resultado pode ser interpretado em termos de diferenças relevantes identificadas nos contextos das turmas A e C com relação ao contexto da turma B: nas turmas A e C, os alunos apresentaram um maior domínio dos conhecimentos conceituais de evolução, em comparação com a turma B. Esses alunos, em geral, articularam conceitos evolutivos de forma coerente, explorando diferentes níveis epistêmicos de abstração, ao trabalharem com aspectos teóricos e dados evolutivos. Já os alunos da turma B apresentaram dificuldades tanto com os conceitos evolutivos quanto com conceitos estudados em outras unidades didáticas e, mesmo, em outros anos escolares. As turmas A e C estavam em um mesmo colégio, com uma tradição mais voltada à investigação e foram lecionadas por professores doutores envolvidos com atividades de pesquisa. Já a turma B estudava em um colégio mais tradicional, em que a atitude investigativa dos alunos não era estimulada, sendo lecionada por uma professora que estava dando início à sua jornada na área investigativa. Além disso, os professores das turmas A e C limitaram as discussões de suas aulas ao âmbito dos conhecimentos da ciência, com os alunos respeitando tal delimitação. Isso não ocorreu na turma B, na qual, por mais que a professora tentasse avançar nos conceitos da unidade sobre evolução, os alunos interferiam na dinâmica das aulas levantando temas de ordem religiosa e fazendo constantes desafios à visão da ciência.
Abstract: This project deals with a series of actions that articulate the discourse of students who are embedded in processes of learning science. Our focus of study is the reasoning that students of the grade 12 of high school carry out when they approach aspects regarding evolution, in particular, those that have to do with the synthetic theory of evolution. The main question we have asked in this investigation has been: How do students develop arguments in the discussion of questions regarding the synthetic theory of evolution? This general question can be divided into others that refer to more specific aspects: (1) What kinds of discursive movements do the students make evident in the discussion? (2) What kinds of concepts of evolution do the students mobilize in their discussions? (3) In what levels of epistemic abstraction are the concepts of evolution that the students use in their justifications articulated? After the didactic units of evolution developed by the particular teachers, the discussion of aspects that have to do with the synthetic theory of evolution occurred in three groups (A, B and C). The didactic units belonging to these groups have also been analyzed with the purpose of checking aspects that are closely linked to them, such as features of the schools where they took place, the dynamics used by the teachers in the development of their lessons, the topics the teachers dealt with, some discursive interactions between teachers and students such as the initiation of episodes and de kinds of their discourse, how the students took place sharing emphasis in the concepts and epistemic practice that they made clear in statements and questions of their episodes of content as well as the adjustments that they required from the teachers part. A better understanding of these aspects that are peculiar to a group has made us understand the results of our analysis regarding the argumentation that is applied by the members of the aforesaid groups. Our investigation shows that students belonging to groups A and C have developed better arguments than those used by students belonging to group B. This conclusion must be considered taking into account the relevant differences found in the context of groups A and C compared with that of group B. In groups A and C students have displayed a better mastering of the conceptual knowledge of evolution if we compare it with the knowledge that group B students have. These students, in general, have articulated concepts regarding evolution in a coherent way, exploring different epistemic levels of abstraction, working with theoretical aspects and data about evolution. In turn, students who belong to group B have displayed problems regarding concepts of evolution and concepts studied in other didactic units; they even had problems that had to do with other educational levels. Groups A and C where placed in the same high school, with a tradition linked to investigation activities. On the contrary, group B students belonged to a traditional high school where research was not stimulated. Also, the teacher was initiating her career as investigator. In addition, teachers of groups A and C had limited the discussion in their lessons to the field of science, something that was respected by students. This has not been the case in group B, in which students interrupted the development of the lessons to discuss religious aspects or to challenge scientific points of view, despite the efforts made by the teacher to move forward in treating evolutionary concepts.
Subject: Biologia Estudo e ensino
Educação
Evolução Estudo e ensino
Argumentação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85FQ9Q
Issue Date: 4-May-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_lima_tavares_26maio_.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.