Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JMYW
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Desvelando práticas bem sucedidas de uma professora de matemática
Autor(es): Maria da Penha Lopes
Primeiro Orientador: Maria Manuela Martins Soares David
Primeiro membro da banca : Maria Tereza Carneiro Soares
Segundo membro da banca: Ana Cristina Ferreira
Terceiro membro da banca: Angela Imaculada L de F Dalben
Quarto membro da banca: Ana Maria de Oliveira Galvao
Resumo: Este trabalho tem por objetivos identificar padrões de comportamento decorrentes das interações em sala de aula, de saberes e de sentimentos presentes em práticas bem sucedidas de uma professora de Matemática e refletir sobre as mudanças que se operaram em mim ao longo do acompanhamento da prática de uma professora de Matemática. Nele é analisada uma prática bem sucedida de uma professora e são destacadas as ações que ela desenvolve na sua interação com os alunos e na sua relação com o conhecimento matemático e com o ensino dessa disciplina. Para essa análise, foi feito o acompanhamento das aulas da professora Sara, de uma escola da rede pública estadual, em uma cidade próxima a Belo Horizonte. Tal acompanhamento foi feito em três turmas do Ensino Fundamental, em anos consecutivos: uma turma de 6a série e duas turmas de 5a série. Durante esse tempo, foram feitas seis entrevistas com a professora e duas entrevistas com grupos de alunos, um da 6ª série e outro da 5ª série. Os dados da segunda turma de 5ª série não interferiram nos resultados da pesquisa. No estudo da prática de Sara, foram utilizadas duas grandes categorias de análise: a Gestão da Classe e a Gestão do Ensino. À luz da primeira categoria, foi analisado o relacionamento de Sara com os alunos na organização das atividades a serem desenvolvidas em sala de aula e as normas de conduta, usadas por ela, para um bom desenvolvimento dessas atividades. À luz da segunda categoria, foi analisado o comportamento de Sara na sua interação com os alunos e com o conhecimento matemático no desenvolvimento das atividades de ensino. Ao longo deste trabalho, foram identificadas três fases relacionadas às mudanças que foram acontecendo. Na primeira fase, chamada de Um olhar de fora, relato minha estranheza diante de uma prática que não condizia com a minha expectativa. Na segunda, chamada de Um olhar de dentro, mudo minha forma de ver essa prática, no momento em que verifico que o referencial teórico no qual o trabalho se apoiava não era adequado para analisá-la e vou buscar, na própria prática da professora, o referencial para explicá-la. E uma terceira fase, chamada Um olhar para dentro, na qual meu olhar se volta para as mudanças que se operaram em mim e que me levaram a perceber diferentes maneiras do ser-professor-de-matemática. Os resultados desta pesquisa apontam para a defesa do equilíbrio entre as perspectivas operacional/procedural e estrutural/conceitual no ensino e na aprendizagem da Matemática e a defesa da complementaridade de uma perspectiva em relação à outra, nas práticas dos professores em sala de aula. Em decorrência desses resultados, faz-se uma proposta de se incorporar a alguns modos de cognição já consagrados pela literatura como importantes para o ensino de Matemática uma ênfase na dimensão operacional que não tem recebido a devida atenção das tendências atuais para o ensino da Matemática. Outro resultado, mais diretamente ligado à metodologia da pesquisa, mostrou que, mesmo um contato menos interativo, isto é, sem interferência direta do pesquisador no planejamento das aulas do professor, pode contribuir para uma atitude reflexiva tanto desse quanto do pesquisador em relação às suas práticas.
Abstract: The objectives of this dissertation are to identify the behavioral patterns associated with the interaction that occurs in the classroom of knowledge and feelings present in the very successful practices of a Mathematics teacher and to reflect on the changes that happened to me as I accompanied the practices of a Mathematics teacher. I analyzed and highlighted the actions developed by the teacher in her interactions with students and their relationship to math knowledge and the teaching of that subject. For this analysis I was a non-participant observer of the teachings of Professor Sara, in a state run public school, in a neighboring city of Belo Horizonte, MG, Brasil. The observations of the lessons were done with groups made up of three classrooms at the Elementary level in subsequent grades: one classroom of 6th grade and two classrooms of 5th grade. During the observations I did six interviews with the teacher and two interviews with the student groups, one of the sixth grade and the other of the fifth grade. The data from the second 5th grade classroom did not interfere with the results of the study. In the analysis of Saras teaching skills, two large categories were used: Development of a Plan and Development of Teaching. The highlight of the first category is the analysis of the teacher to student relationship with regards to the development and organization of classroom activities and the norms of conduct utilized by the teacher. To highlight the second category, the teachers mathematical knowledge in relation to her interaction with her students in the development of the learning activities was analyzed. During the development of this work three phases were identified related to changes that developed. In the first phase, called an outsiders view, I relate my awkwardness in light of teaching practices that did not develop with my expectations. In the second phase, called an insiders view, I change the way I view that skill, in that I verify that the theoretical reference in which I was working is not adequate to analyze her, thus I look into indications in the teachers own skills, in order for me to explain it. In the third phase, called eyeing into the inside, in which I look into the changes that occurred in me which led me to perceive different ways to be a mathematics teacher. The results of this research lead towards the defense of an equilibrium between the operational/procedural and the structural/conceptual perspectives in the teaching and learning of Mathematics and the defense of a complementation of one perspective in relation to the other, in the practices of the teachers in the classroom. In lieu of the results, a proposal is made to incorporate certain elements of knowledge already adopted in the literature as important for the teaching of Mathematics, an emphasis in the operational dimension that has not received adequate attention in the actualized teaching of Mathematics. Another result, more directly tied to research methodologies, showed that a less interactive contact, that is, without the direct interference of the researcher in the planning of the teachers lessons, can contribute to a reflective attitude not only from the teacher but also from the investigator in relation to these practices.
Assunto: Matemática Estudo e ensino
Educação
Ensino fundamental
Pratica de ensino
Professores Estudo de casos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JMYW
Data do documento: 15-Jun-2007
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_penha_final2.pdf862.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.