Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85KJV6
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Profissão docente: visões de licenciandos de ciências biológicas em diferentes contextos
Authors: Fernanda Reis de Pinho Tavares
First Advisor: Danusa Munford
First Referee: Sandra Escovedo Selles
Second Referee: Silvania Sousa Nascimento
Abstract: A formação de professores tem sido objeto de intensas pesquisas no campo da educação. Paralelamente, houve um grande avanço no estudo dos processos de ensino aprendizagem entre estudantes do ensino básico em programas de educação formal, com uma crescente valorização do papel das interações discursivas. Porém, pouco se sabe acerca desses processos quando se trata de professores em formação inicial. O presente trabalho buscou caracterizar as visões de licenciandos acerca da profissão docente em dois contextos distintos: na sala de aula de uma disciplina de estágio curricular de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e em entrevistas individuais. Acreditamos que essa disciplina seria um espaço privilegiado para pesquisas por representar um momento de confluência entre experiências acadêmicas e experiências na escola. Primeiramente, buscamos identificar e descrever as concepções acerca da profissão docente e o trabalho docente construídas por licenciandos no contexto da sala de aula de uma disciplina de estágio supervisionado que era a primeira experiência formal de contato com o contexto escolar no curso de licenciatura em ciências biológicas. Além disso, pretendemos contrastar tais concepções sobre a profissão e o trabalho docente com aquelas construídas em contextos externos à sala de aula da disciplina, após o mapeamento e descrição das idéias centrais apresentadas em um episódio e em entrevistas individuais. Inicialmente, definimos e construímos marcadores para identificar o tipo de interação que buscávamos: o discurso argumentativo. A descrição das concepções dos licenciandos em diferentes contextos investigados foi feita a partir da análise do episódio e das entrevistas. Tal análise centrou-se em identificar as principais idéias e temas que os licenciandos e o professor formador traziam para entrevistas individuais e também para a interação em sala de aula. Além disso, examinamos o episódio sob a perspectiva de autores que discutem a argumentação, sendo eles Billig (1987), McKerrow (1990) e Kuhn (1992). Nas entrevistas, os professores em formação destacaram a concepção do professor como alguém que sabe alguma coisa. Dentro do paradigma dos saberes docentes, deram ênfase ao saber relativo ao contexto, permeando aspectos como as interações professor-aluno bem como o conhecimento sobre esse aluno. O conhecimento de conteúdo assumiu uma posição secundária dentro do universo dos professores. A desvalorização do professor é um aspecto que emerge em ambos os contextos, entrevistas e episódio em sala de aula. A discussão os seguintes referenciais saberes docentes, identidade e desenvolvimento profissional.
Abstract: Teacher education has been intensively investigated. In parallel, there was a great development in the study of processes of teaching and learning at schools with a growing recognition of the importance of discursive interaction. However, we know little about these processes when we turn our attention to teacher education. This study aims to characterize the views of preservice teachers about their profession in two distinct contexts: in a classroom of student teaching and during individual interviews. The research took place in a discipline in which prospective biology teachers have their first formal contact with school context. This is a key discipline in preservice teacher education because it represents a moment where both academic and school experiences occur. First, we try to identify and describe the conceptions about teacher profession and teacher work in the classroom context. Furthermore, we intend to differentiate these conceptions about teacher profession and teacher work in different contexts. We mapand describe the central ideas present in a classroom interaction episode and in the individual interviews. To do that, we define and create makers to identify the kind of discourse interaction that we are looking for the argumentative discourse. The description of teacher conceptions in these distinct contexts was elaborated based on the analyses of classroom interaction episode and in the individual interviews. This analyses involved identifying central ideas from prospective teachers and the teacher educator. Moreover, we examine the classroom episode from the perspective of authors that adopted an argumentation framework- Billig (1987), McKerrow (1990) e Kuhn (1992). In the individual interviews, the conception of teacher as knower was identified. Teacher devaluation was identified in both contexts, interviews and classroom interaction. The discussion accosts this references teacher knowledge, professional development and teacher identity.
Subject: Ciencias Biologicas
Educação
Professores Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85KJV6
Issue Date: 12-Dec-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000674.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.