Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85KK9Z
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Os significados da alfabetização e do letramento para adultos e alfabetizados
Autor(es): Iara Silva Lucio
Primeiro Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel
Primeiro membro da banca : Leiva de Figueiredo Viana Leal
Segundo membro da banca: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Terceiro membro da banca: Maria Lucia Castanheira
Quarto membro da banca: Delaine Cafiero Bicalho
Quinto membro da banca: Oto Neri Borges
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo discutir a interrupção do processo de escolarização na EJA, a partir da análise das expectativas e dos significados de alunos egressos de um projeto de Educação de Jovens e Adultos em relação à alfabetização e ao letramento. Buscamos analisar a visão dos participantes sobre o analfabetismo, focalizando as representações do significado de ser analfabeto num grande centro urbano e observando a aquisição das habilidades de leitura e de escrita como condicionantes para a interrupção do processo de escolarização. O desenvolvimento desse estudo implicou a utilização de alguns instrumentos de pesquisa, do tipo etnográfico, possibilitando o levantamento de um grande volume de dados, cuja análise permitiu não apenas a apreensão das percepções dos participantes sobre o que é ser analfabeto/alfabetizado, mas também a reflexão sobre os efeitos da alfabetização, ou seja, as implicações da aquisição da língua escrita em suas vidas e nas vidas de pessoas com as quais convivem. Percebeu-se, neste trabalho, que os participantes compartilham o desejo de aprender a ler e a escrever para lidar com as questões do cotidiano de maneira autônoma. Dessa forma, sua inserção num espaço formal de aprendizagem da palavra escrita, em momentos distintos de suas vidas, significou uma maneira de participar de eventos e práticas de letramento, mesmo que fosse necessária a ajuda dos outros. Acreditamos que cada participante deixou o projeto de EJA porque, do seu ponto de vista, houve uma conclusão de um processo, ou seja, os sujeitos admitiram deter um estatuto de sujeito letrado. Nossa pesquisa pretende, dentre seus desafios, refletir sobre a importância de oferecer oportunidades educacionais para que os adultos possam desenvolver o letramento, num contexto marcado por um grande número de iniciativas voltadas para EJA. Assim, para que essas oportunidades se concretizem, é necessário, primeiramente, conhecer as reais demandas que os adultos analfabetos e recém-alfabetizados têm em relação à aquisição da escrita, bem como compreender como eles se percebem como sujeitos da EJA.
Abstract: This research had as objective to discuss the interruption of the schooling process at EJA analysing the expectations and understanding that egress students of the Education for Young and Adults project have in terms of literacy We analyzed the participants view of illiteracy with a focus on the epresentations of the understanding of being illiterate in a major urban area and further analyzed the acquisition of reading and writing skills as condition o he interruption of the schooling process. This study required the adoption o ethnographic survey instruments that allowed a large volume of data to be assessed and from its analysis the study could investigate participants perception of what is to be illiterate / literate, but above all, to reflect about the effects of literacy namely, the implications of the acquisition of the writing anguage in theirs own lives and in the lives of the people associated with them There was the understanding that the participants shared the desire of learning o read and to write in order to deal with daily life independently and the nclusion of a formal learning of the writing word in different times of theirs lives meant an ability to participate in events and practices of literacy without the need of help from others. We believe that each participant left the EJA projec because, from their point of view, there was a conclusion of a process, in othe words, the subjects had established that from that moment they had become iterate subjects. One of the big challenge that the research imposes is to offer n a highlited context for a great number of initiatives directed to EJA educational opportunities to develop adults literacy. And to offer the opportunities, firstly, is necessary to know the real demands of illiterate adults and newly-literate ones have in relation to the acquisition of the writing ability in addition to understanding how they perceive themselves as EJA subjects.
Assunto: Educação
Letramento
Escrita
Alfabetização de adultos Brasil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85KK9Z
Data do documento: 3-Set-2007
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