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dc.contributor.advisor1Maria Lucia Castanheirapt_BR
dc.contributor.referee1Elidéa Lúcia Almeida Bernardinopt_BR
dc.contributor.referee2Magdah Becker Soarespt_BR
dc.creatorCarlos Henrique Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T11:45:04Z-
dc.date.available2019-08-10T11:45:04Z-
dc.date.issued2008-08-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85LMNK-
dc.description.abstractThis dissertation presents a research of interpretative process about what is said or happens among deaf students and their teacher in the classroom. For this, misunderstanding situations occurred in classroom are analyzed, in which the participants (teacher and deaf students) possess varied knowledge of Brazi l ian Sign Language (LSB). The data for this research is generated through participant-observation (SPRADLEY, 1980), a second grade classroom in a Publ ic Elementary School in Belo Horizonte, during the year of the 2007 and the first semester of 2008. The classroom had 13 students, 4 girls and 9 boys, of ages varying between 13 and 15 years old. Exploring notions and concepts of sociol inguistic, such as contextual ization cues (GUMPERZ, 1982a), frame and schema (GOFFMAN, 1974; TANNEN & WALLAT, 2002), this study of fers elements to better understand how these students and their teacher use their distributed knowledge to construct opportunities for learning language and academic content and how inferential processes were constitutive of this construction. Furthermore, the analysis carried out evidenced that discoursive interaction in Libras contributed for individual learning of the academic content and for the construction of commom understanding of school activities.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, apresenta-se uma investigação de processos interpretativos, por parte de uma professora ouvinte e de seus alunos surdos, em relação ao que está sendo dito ou o que está acontecendo em sala de aula. Para isso, são anal isadas situações de incompreensão ocorridas nessa sala, na qual os participantes (professora e alunos) têm domínio variado da Língua de Sinais Brasi leira (Libras). Os dados para o desenvolvimento deste estudo foram coletados através de observação-participante (SPRADLEY, 1980), real izada em uma turma do segundo ciclo de uma escola públ ica de Belo Horizonte, durante o ano de 2007 e o primeiro semestre de 2008. A turma era composta por 9 alunos e 4 alunas, com idade entre 13 e 15 anos. A partir da exploração de conceitos da sociol ingüística interacional, tais como pistas de contextual ização (GUMPERZ, 1982a), enquadre e esquema (GOFFMAN, 1974; TANNEN & WALLAT, 2002), o estudo oferece elementos para uma melhor compreensão de como os alunos e sua professora valem-se dos conhecimentos que possuem para construir oportunidades de aprendizagem da l íngua e dos conteúdos escolares e de como processos inferenciais são constitutivos dessa construção. As anál ises real izadas evidenciaram, ainda, que a interação discursiva em Libras favorece a apropriação individual dos conteúdos escolares e a construção de entendimento comum das atividades pedagógicas propostas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectSituações de incompreensãopt_BR
dc.subjectSocio lingüística interacionalpt_BR
dc.subject.otherSurdos Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherDistúrbios da comunicação pt_BR
dc.titleSituações de incompreensão vivenciadas por professor ouvinte e alunos surdos na sala de aula: processos interpretativos e oportunidades de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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