Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85MJ9K
Type: Tese de Doutorado
Title: O interesse de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública por atividades de ensino de ciências: um estudo transversal e longitudinal
Authors: Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
First Advisor: Sergio Luiz Talim
First Referee: Fernando Lang da Silveira
Second Referee: Ronaldo Luiz Nagem
Third Referee: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
metadata.dc.contributor.referee4: Orlando Gomes de Aguiar Junior
metadata.dc.contributor.referee5: Cristiano Mauro Assis Gomes
Abstract: A tese versa sobre um estudo acerca do interesse de estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental por atividades de ciências. As atividades são formadas por um tema e um subtema curricular inseridos em um contexto determinado pelas necessidades psicológicas básicas inatas de competência, autonomia, relacionamento e pelo tipo de atividade, se teórica ou prática. Os estudantes, entre meninos e meninas, de uma escola pública estadual, da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, estão na faixa etária compreendida entre 10 e 15 anos de idade e responderam a sete instrumentos construídos com o rigor metodológico a que esse tipo de pesquisa se destina. A metodologia, de cunho quantitativo, coletou dados em um instrumento construído para essa finalidade, passando pelas fases de construção de uma matriz de itens, estudo piloto, estudo de pré-testagem e estudo final, tendo o conteúdo e o contexto das atividades validados por juízes. A coleta de dados transcorreu no espaço de dois anos incompletos, ou seja, por três semestres letivos consecutivos. O estudo transversal coletou dados de n=272 estudantes do 6º ao 9° anos do ensino fundamental em um semestre letivo e o estudo longitudinal (n=70, 58 e 33) estudantes de duas turmas do 6º ano, em três semestres consecutivos. Os resultados da pesquisa apontam que o modelo ontogenético de desenvolvimento do interesse se aplica ao estudo amostral e conceitua o interesse como integrado na via situacional e pessoal. O interesse pode ser explicado pela necessidade psicológica básica de competência e está correlacionado com o gênero, a idade e o tempo de aprendizagem dos estudantes. Em nosso estudo amostral transversal há interesses diferenciados pelas atividades entre os meninos e as meninas, já no estudo longitudinal, as meninas apresentaram uma acentuada diminuição do interesse ao longo do estudo, enquanto que, os meninos mantiveram ou aumentaram o interesse em algumas atividades propostas de ciências. Dos temas pesquisados os que mais interessam às meninas são os de Física e de Ecologia, enquanto que os meninos se interessam por Química, Física e Biologia geral e do subtema Saúde. O tipo de ensino investigado demonstrou que as atividades práticas interessam mais, aos alunos, do que as atividades teóricas. No entanto, o desinteresse parece ser maior pelas atividades práticas do que pelas teóricas ao longo do tempo do estudo longitudinal. Verificou-se, também, que as atividades mantidas sob o controle do professor ainda são aquelas que mais interessam aos estudantes.
Abstract: The thesis focuses on a study of interest to students of 6th to 9th grades of elementary school for science activities. The activities are comprised of a theme and a subtheme curriculum embedded in a context determined by the basic innate psychological needs of competence, autonomy, relationships and the type of activity, whether theoretical or practical. The students, between boys and girls, from a state school in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, are aged between 10 and 15 years of age and responded to seven instruments built with the methodological rigor to that kind research is intended. The methodology of quantitative nature, collected data on an instrument constructed for this purpose, through the stages of building an array of items, pilot study, the study of pre-testing and study end, taking the content and context of activities validated by judges . The data collection happened in the space of two years of age, ie, for three consecutive semesters. The cross-sectional study collected data from n = 272 students from 6 to 9 years of elementary school in one semester and the longitudinal study (n = 70, 58 and 33) students from two classes of 6th grade, in three consecutive semesters. The survey results indicate that the model of ontogenetic development of interest applies to the study sample and conceptualizes the interest towards integrated as situational and personal. The interest can be explained by basic psychological need of competence and is correlated with gender, age and duration of student learning. In our study sample cross interests are differentiated by the activities between boys and girls, since the longitudinal study, females had a markedly diminished interest throughout the study, whereas the boys have maintained or increased interest in some activities proposed sciences. The subjects studied Biology (subdivided into subthemes of General Biology, Ecology and Health), Chemistry, Physics and Geosciences, those who matter most to girls are the physics and ecology, while the boys are interested in Chemistry, Physics and Biology General and the Health sub-theme The type of education investigated showed that the most interesting practical activities, students, than the theoretical activities. However, the lack of interest seems to be higher than the hands-on activities by the theoretical over time of longitudinal study. There was also that the activities held under the control of the teacher are still those that matter most to students.
Subject: Educação
Ensino fundamental
Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino Currículos
Interesse (Psicologia)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85MJ9K
Issue Date: 26-Feb-2010
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paginas_iniciais_vf_maio_2010.pdf846.22 kBAdobe PDFView/Open
tese_final_revisada_maio_2010.pdf3.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.