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dc.contributor.advisor1Rosaria da Silva Justipt_BR
dc.contributor.referee1José Luis de paula Barros Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Maria Eliza M Dai de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee3Antonio Tarciso Borgespt_BR
dc.creatorVinicius Catao de Assis Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T18:07:33Z-
dc.date.available2019-08-10T18:07:33Z-
dc.date.issued2007-08-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85NJR3-
dc.description.abstractNowadays, science teaching has been focused on the understanding of the nature and processes by which scientific knowledge is developed. Some research have emphasised the importance of modelling-based teaching and learning. In this way, the involvement of students in modelling activities emerges as dynamic and significant to students. From this perspective, this research presents a proposal for the teaching of the theme energy involved in chemical changes, based on the Model of Modelling diagram. In order to support the elaboration of the teaching strategy, aspects related to the historical evolution of ideas about heat and energy along the time were taken into account. This research presents the teaching strategy and analyses its use in a regular teaching situation by discussing its contribution to students learning about the main conceptual issues related to the theme energy involved in chemical changes. The study was conducted with students from a second year class of a medium level Brazilian public school (16-19 years old). Data were gathered from written material produced by the students during the whole process, video recording of all classes, and researchers notes. From the analysis of both written answers and participation of students in several discussions, case studies were elaborated for each group of students. The following analysis of these case studies allowed the discussion about the importance of the modelling activities in students learning. Moreover, students models were also discussed in the light of historical aspects related to the development of knowledge about energy. The results of this research support the conclusion that the participation in the whole process was significant for the students, allowing them to build, test, and rebuild new ideas. The teaching strategy also allowed that students construct their own knowledge, developing a critical and reflexive perception about how to do science.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, o ensino de ciências tem focado sua atenção na compreensão sobre a natureza e os processos através dos quais o conhecimento científico se desenvolve. Diversas pesquisas têm enfatizado a importância de os processos de ensino e aprendizagem serem conduzidos a partir de uma perspectiva fundamentada na construção de modelos. Nesse contexto, o envolvimento dos alunos em atividades de modelagem emerge como uma parte essencial de uma abordagem de ensino mais dinâmica e significativa para os alunos. Nesta perspectiva, uma proposta para o ensino do tema energia envolvida nas transformações químicas foi elaborada a partir do diagrama Modelo de Modelagem. Para subsidiar a proposição da estratégia, aspectos relacionados à evolução histórica das idéias sobre calor e energia ao longo dos tempos foram considerados. Esta pesquisa apresenta a estratégia de ensino elaborada e analisa sua aplicação a uma situação regular de ensino, discutindo suas contribuições para que alunos do ensino médio aprendam os principais aspectos conceituais relativos ao tema energia envolvida nas transformações químicas. O estudo foi conduzido em uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola pública federal (alunos com idades entre 16-19 anos). Os dados foram coletados a partir de materiais escritos produzidos pelos alunos durante todo o processo, gravações em vídeo de todas as aulas e notas de campo. A partir da análise dos dados escritos e da participação dos alunos nas discussões, um estudo de caso foi redigido para cada grupo. A análise desses estudos de caso permitiu discutir a contribuição de atividades de modelagem na aprendizagem. Além disso, os modelos elaborados pelos alunos também foram discutidas à luz de aspectos históricos referentes ao desenvolvimento do conhecimento acerca da energia. Os resultados dessa pesquisa permitem concluir que o desenvolvimento de todo o processo foi significativo para os alunos, permitindo a eles construir, testar e reconstruir novas idéias. A estratégia também permitiu que os alunos atuassem como construtores do seu próprio conhecimento, desenvolvendo uma visão crítica e reflexiva sobre o fazer ciência.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciapt_BR
dc.subject.otherQuímica Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTermoquímicapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnergia Estudo e ensinopt_BR
dc.titleOs desafios da energia no contexto da termoquímica: modelando uma nova idéia para aquecer o ensino de químicapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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