Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85NNC4
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Laura Magalhaes Gomespt_BR
dc.contributor.referee1Maria Celeste Reis de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Cristina de Castro Fradept_BR
dc.creatorOziel de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T15:57:02Z-
dc.date.available2019-08-10T15:57:02Z-
dc.date.issued2010-04-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85NNC4-
dc.description.abstractThis research has analysed the potential to use periodical, mathematical and literary texts in a classroom for approaching Mathematics, in Elementary and Middle School, brought out into the open by the situated learning. This studys aims are, first of all, to understand how those texts enhance the interplay among the students, leading them to change the way they used to share the activities in the classroom, and second, to identify which kinds of those texts are the best to promote that interaction, based on principles of qualitative research, keeping a partnership observation as a tool for collecting the empirical material. Through a cooperative work with the teacher of a public school in Minas Gerais, Brazil, seven interventions were developed in a seventh grade classroom of an Elementary School, whose students were challenged to read and interpret some periodical, mathematical and literary texts during Math classes. The empirical material collected in the field work was examined in the light of the studies carried out by Lave and Wenger (1996), Wenger (1998), Winbourne and Watson (1998), Leffa (1999), Borasi and Siegel (2000), among others. Discussing the outcomes, this research intends to contribute to the debate about the role of reading in order to make a change in the students relationship with Mathematics throughout the course of the teaching and learning process.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, buscamos investigar o potencial que o uso de textos jornalísticos, textos matemáticos e textos literários na sala de aula pode oferecer para uma abordagem da Matemática no Ensino Fundamental à luz de uma perspectiva de aprendizagem situada. Delimitamos, como objetivos de nosso estudo, não só compreender como o uso dessas modalidades de textos nas aulas de Matemática pode contribuir para promover maior interação entre os alunos, levando-os a mudar as formas de participação nas atividades promovidas na sala de aula, bem como identificar que tipos de textos, dentre os que tomamos como objetos de investigação, mais contribuem para promover essa interação. Ancoramo-nos nos pressupostos da pesquisa qualitativa, tendo a observação participante como instrumento de coleta do material empírico. Em um trabalho colaborativo com a professora de uma escola pública de Minas Gerais, promovemos sete intervenções em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, nas quais os alunos foram desafiados a lerem e interpretarem textos jornalísticos, matemáticos e literários durante as aulas de Matemática. Depois de encerrado o trabalho de campo, procuramos, à luz de estudos realizados por Lave e Wenger (1996), Wenger (1998), Winbourne e Watson (1998), Leffa (1999), Borasi e Siegel (2000), dentre outros, analisar o material empírico coletado. Com a discussão dos resultados, esperamos poder oferecer ao campo da Educação Matemática uma contribuição para a ampliação do debate sobre o papel da leitura para promover a transformação da relação do aluno com a Matemática no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInvestigação Aprendizagem situadapt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherMatemática Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titlePráticas de leitura na sala de aula de matemática à luz de uma perspectiva de aprendizagem situadapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao___oziel___final__pdf.pdf3.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.