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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Sentidos e significados de tempo de lazer na atualidade: estudo com jovens belo-horizontinos
Autor(es): Leila Mirtes Santos de Magalhaes Pinto
Primeiro Orientador: Eustaquia Salvadora de Sousa
Primeiro Coorientador: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Primeiro membro da banca : Nelson Carvalho Marcellino
Segundo membro da banca: Giovani de Lorenzi Pires
Terceiro membro da banca: Ines Assuncao de Castro Teixeira
Quarto membro da banca: Juarez Tarcisio Dayrell
Resumo: Esta pesquisa consiste no estudo dos sentidos e significados de tempo de lazer na atualidade, que problematizaram um dos dilemas principais nas sociedades industriais modernas: a luta dos sujeitos pela posse do seu tempo existencial e das instituições pela posse das experiências culturais no tempo social. Diálogos foram estabelecidos com 60 jovens, de grupos sociais diferentes, conviventes na Regional Centro-Sul de Belo Horizonte, reunidos em sete Grupos Focais. Esses dados foram ampliados por meio de entrevistas de aprofundamento, realizadas com três adultos. As interpretações pela Análise de Discurso, como nos orienta Bakhtin, foram fundamentadas por um quadro teórico, esboçado, principalmente, pelas reflexões de Anthony Giddens, a respeito da modernidade tardia, e pela sociologia do cotidiano de Michel Maffesoli. A investigação evidencia que o tempo de lazer é construído nas experiências culturais lúdicas vividas no cotidiano, as quais, segundo o depoimento dos jovens, significam, principalmente, encontro, pertencimento e repetição criativa. No plano social, o estudo apontou para o tempo de lazer regido pela lógica kairós de tempo e, como tal, representando tempo de oportunidades de experiências de livre escolha dos sujeitos, que ocorrem no conjunto de suas experiências cotidianas. Tempo de direito de todos que buscam a superação de limites sociais postos às suas realizações, destacando-se os relacionados aos preconceitos quanto ao gênero e etnia, violência, exclusão, pobreza, falta de sonhos, informações e políticas públicas inclusivas de lazer. Revela o tempo de lazer como âmbito de constituição de sujeitos que, permanentemente, negociam experiências de alegria como prática de liberdade, buscando o reconhecimento de si, do outro e com o outro pelas experiências construídas coletivamente.
Abstract: Study about senses and meanings of leisure time in present moment which has pointed out to one of the main dilemmas of modern industrial societies: the struggle of subjects for the ownership of their existential time and the struggle of institutions for the ownership of cultural experiences in the social time. Dialogues were established with 60 youngsters, among different social groups, all dwellers of Center-South Region of Belo Horizonte, gathered in seven Focal Groups. Those data were broadened through deepening interviews carried out by three adults. The interpretations according to Discourse Analysis, as oriented by Bakhtin, were based on a theoretic frame drafted specially by Anthony Giddens´s reflections concerning late modernity as well as Michel Maffesoli´s quotidian sociology. The investigation evidences that leisure time is built up on the playful cultural experiences lived in the quotidian which, according to the listened youngsters, mean specially encounter, belonging and creative repetition. On the social plan, the study pointed out to leisure time ruled by the kairós time logic and, therefore, representing opportunity period of experiences of subjects free choices, which occur in the entirety of their quotidian experiences. Due time of anyone which seeks the overcoming of social limits established against his or her realization, highlighting those related to prejudice involving gender and ethnic, violence, exclusion, poverty, lack of dreams, information and inclusive public policies of leisure. It reveals leisure time as a sphere of subjects constitution who permanently negotiate joy experiences as liberty practice, aiming self recognition as well as recognition of the other and with the other through collectively built up experiences.
Assunto: Jovens Comportamento humano
Lazer e educação
Educação eses
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85NPTE
Data do documento: 16-Jun-2004
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