Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85NQDX
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Jusamara Vieira Souza | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eliane Marta Santos Teixeira Lopes | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Thais Nivia de Lima e Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Luciano Mendes de Faria Filho | pt_BR |
dc.creator | Flavio Couto e Silva de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T16:01:57Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T16:01:57Z | - |
dc.date.issued | 2004-12-17 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85NQDX | - |
dc.description.resumo | Refletindo sobre as relações entre música e educação no Brasil numa perspectiva de longa duração histórica observa-se na produção dessas relações objetivos notadamente civilizadores. O conteúdo dessa afirmação pode ser verificado na catequização dos gentios, durante a primeira fase do período colonial; nas práticas musicais de negros e mulatos no interior das irmandades católicas de Vila Rica durante os setecentos; e sobretudo, na ambígua relação de encontros e desencontros que se estabeleceu entre música e nação, acentuadamente desde fins do século XIX. Durante esse último período, marcado pelo avanço do processo de urbanização no país e pelo desenvolvimento de pensamentos e de hábitos modernos, a educação escolar desempenhou um relevante papel no objetivo de formar cidadãos em consonância com as transformações pelas quais a sociedade passava. Mais do que oferecer uma educação das mentes, o projeto da escola republicana pretendeu consolidar nas novas gerações, um forte sentimento de brasilidade, caracterizado por princípios morais, estéticos, cívico-patrióticos e até mesmo higiênicos. Destaca-se aqui a ênfase dada a educação das sensibilidades. Assim, o componente estético da educação escolar no Brasil teve como uma de suas principais características a utilização do canto coletivo como estratégia para se transmitir os valores desejados. Nesta tese, pretende-se, portanto, discutir de que maneiras e com que argumentos o canto escolar se estabeleceu enquanto disciplina nos currículos dos ensinos primário e normal em Minas Gerais, durante as primeiras décadas do século XX, tomando como base os debates em torno dessa disciplina e a sua evolução na cidade de Belo Horizonte. Ao mesmo tempo, procurou-se conhecer e analisar uma parte representativa do repertório das canções escolares, relacionando sua temática com o pensamento educacional em curso na época. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Ensino primário | pt_BR |
dc.subject.other | Musica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação História | pt_BR |
dc.title | O canto civilizador: música como disciplina escolar nos ensinos primário e normal de Minas Gerais, durante as primeiras décadas do século XX | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.