Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85RJHS
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Antonio Augusto Gomes Batista | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Aparecida Paiva S dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maria da graça Costa Val | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Marildes Marinho da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Luciola Licinio de C P Santos | pt_BR |
dc.creator | Tany Mara Monfredini Cordeiro de Moura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T14:34:38Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T14:34:38Z | - |
dc.date.issued | 2005-09-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85RJHS | - |
dc.description.resumo | Buscamos apresentar, aqui, hipóteses interpretativas para a compreensão da trajetória das referências da Lingüística na escolarização do português. Para isso, estudamos o caso de uma mesma autoria, representada por cinco coleções didáticas, editadas ou reformuladas entre 1965 e 2002. Nesse período, destacamos dois movimentos paralelos: de um lado, a abertura da escola às camadas populares, quando assistimos a redefinições do estatuto da linguagem e do objeto de ensino de Língua Portuguesa; e, de outro, o desenvolvimento da área de estudos da linguagem, quando assistimos à entrada e a sucessivas derivas e refluxos nas formulações teóricas e metodológicas da, então, jovem Lingüística. Na interseção desses movimentos, as referências da Lingüística vão aumentando progressivamente nas coleções analisadas, até figurar como uma espécie de vocabulário técnico, necessário e pressuposto para o uso da coleção. O status flutuante do conhecimento sobre a língua constitui o foco de nossa hipótese interpretativa: inicialmente, apresentado como conhecimento novo, introduzido no livro didático pelo seu potencial explicativo, elucidativo e orientador, o saber sobre a língua vai assumindo contornos de um conhecimento tácito, especialmente com a entrada de referências da Lingüística. Para nós, essa é uma posição cara à escolarização do português, opressiva até, na medida em que inclui apenas os já iniciados. Nas investidas sobre o material empírico, considerando que o livro didático é um instrumento produzido não para ser lido, mas, sobretudo, par ser usado, levantamos o vocabulário técnico e conceitual, computando quais eram as referências da Lingüística presentes na cena didática, distinguindo aquelas que eram apresentadas das que eram pressupostas. O contato com o material empírico no levou a reconsiderar o lugar originariamente destacado à Lingüística: como um objeto de cultura, o português é escolarizado em função das demandas sociais e do retorno que a escola pode dar ao qualificar esse objeto como seu. Aqui, as referências da Lingüística têm papel fundamental, mas não exclusivo, nem automático. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Obra didática | pt_BR |
dc.subject | Escolarização do português | pt_BR |
dc.subject.other | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.other | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A lingüística na escolarização do português: referências de uma obra didática construída entre 1965 e 2002 | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2000000094.pdf | 994.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.