Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SMWM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Joao Antonio Filocre Saraivapt_BR
dc.contributor.referee1Jesuina Lopes de Almeida Paccapt_BR
dc.contributor.referee2Antonio Tarciso Borgespt_BR
dc.creatorJordelina Lage Martins Wykrotapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T00:58:41Z-
dc.date.available2019-08-13T00:58:41Z-
dc.date.issued1998-08-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SMWM-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do ensino de ciências e biologia, tendo como instrumentos a questão o que é vida e o estudo da elaboração do conceito da vida. Inicialmente, são exemplificados problemas contemporâneos que demandam revisão do ensino desse conceito. A seguir, por meio de estudo do desenvolvimento histórico desse conceito, são apontadas contribuições da história da ciência para o ensino, esclarecendo-se as condições em que essa contribuição poderia ser mais efetiva. Um breve panorama do ensino de ciências e de suas tendências contemporâneas mostra a necessidade de considerar os processos de aprendizagem para obterem-se melhores resultados Considerando-se um ensino universal e compulsório de ciências, defensável sob a meta da formação de um cidadão que vive em uma sociedade cada vez mais urbana, dependente de ciência e tecnologia, justifica-se por que é importante, na formação desse cidadão, um ensino de ciências que lhe permita compreender também as características, os limites desse conhecimento e o modo de sua produção. O ensino de ciências e biologia, diante do abandono da questão o que é a vida, é avaliado como deformado, deformante e anacrônico. Alguns aspectos do pensamento piagetiano sobre as idéias das crianças a respeito do que é ou não vivo são relacionados a características essências do pensamento infantil, especialmente o animismo, suas causas, suas implicações e suas conseqüências. Com base nessas referências, foi feitas uma avaliação qualitativa de textos didáticos e identificados alguns exemplos de situações de ensino que apontam a riqueza de possibilidades perdidas com o tratamento dogmático do assunto. São apontadas sugestões em relação ao tema para a prática pedagógica e a formação do professor. A questão o que é vida, sob essa investigação, parece ser socialmente relevante e significativa e pedagogicamente promissora no ensino de ciências e na formação do professor de ciênciaspt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConceito de vidapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiencia Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.titleAnálise crítica do ensino de ciências a partir do estudo da elaboração do conceito de vidapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
an_lise_cr_tica_do_ensino_de_ci_ncias.pdf20.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.