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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Práticas educativas e sociabilidades: mulheres forras em São João Del-Rei e São João Del-Rei(1808-1840)
Autor(es): Kelly Lislie Julio
primer Tutor: Thais Nivia de Lima e Fonseca
primer miembro del tribunal : Silvia Maria Jardim Brugger
Segundo miembro del tribunal: Maria Cristina Soares de Gouvea
Resumen: Este trabalho tem como tema a análise das práticas educativas não escolares desenvolvidas a partir das relações estabelecidas entre as ex-escravas e suas descendentes e as mulheres da elite nos espaços de sociabilidade das movimentadas Vilas de São João del-Rei e São José del-Rei entre os anos de 1808 e 1840. Procura-se demonstrar que o processo ensino-aprendizagem não se resume apenas aos ambientes de natureza escolar, podendo ocorrer nos mais variados espaços de sociabilidade, a partir da observação ou do exemplo que, em conseqüência permitia a apropriação de diversos valores, comportamentos e objetos. Tal processo, tendo como suporte as expressões culturais específicas das mulheres analisadas, provocava uma mestiçagem cultural, na qual representações de mundo eram apropriadas e re-elaboradas e em alguns aspectos, mantidas. O estudo privilegia a mestiçagem ocorrida nas atitudes e pertences das ex-escravas e descendentes. Busca-se realizar uma análise e comparação dos testamentos e inventários das ex-escravas e descendentes e das mulheres da elite a fim de perceber o que tinham em comum entre seus pertences, em especial as roupas e jóias, mas também em relação às determinações testamentárias. O interesse é tentar demonstrar que a semelhança de objetos e legados testamentais provavelmente seria fruto de um processo de circulação de saberes e/ou possíveis misturas de culturas e representações de mundo diferentes. Ao mesmo tempo, especificamente em relação às ex-escravas e sua descendência, a similaridade de seus bens e legados se comparados aos das mulheres da elite poderia significar uma ostentação e demonstração de uma posição diferenciada dos extratos mais humildes, mas, ao mesmo tempo, a conquista de determinado status e poder.
Abstract: This work has as a theme a analysis skill to educate no scholars developed from the statement established between the ex-slaves and yours women descendant from the elite on the spaces of sociability of the movemented villages of São João Del Rei and São José Del Rei between the years of 1808 and 1840. It try to demonstrate that the process of teaching do not resume only on the ambient of nature scholar, it can occur on the moist varied spaces of sociability, from the observation or for example that, in consequence allows a appropriation of different merit, behavior and purpose. This process has as a specifics culture expressions of the analyzed women´s, provoked a crossbreeding culture, in which representation from the world were appropriated and re-elaborated in some aspect. The study privileged a crossbreeding occured on the on the attitude and accessories of the ex- slaves descendants. It get to realize a analysis and comparison of the will and inventories of the ex-slaves and descendants and of the elite women ´s to understand what had in common between yours accessories, in special the clothes and jewels, but also in relations at the testamentary executor decision. The interest is to try to demonstrate that a resemblance of objects and legates testementaries (wills) probably would be the result of a process of circulation of knowing or possible a mixture of cultures and representations from different world. At he same time, specification in the relations of the ex-slaves and yours descendants, a similarity of yours well and legates if compared of the elite women´s it could signify a ostentation and demonstration of a position of different ways of statement more hulmide, but at the same time, a conquest of status and power.
Asunto: São João Del Rei (MG) Educação História séc XIX
Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SQLG
Fecha del documento: 24-ago-2007
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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