Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TN2W
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Cristina Soares de Gouveapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tarcisio Mauro Vagopt_BR
dc.contributor.referee1Lucia Maria Capanema Alvarespt_BR
dc.contributor.referee2Ana Maria Rabelo Gomespt_BR
dc.contributor.referee3Jose Alfredo Oliveira Debortolipt_BR
dc.creatorSamy Lanskypt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T09:19:56Z-
dc.date.available2019-08-11T09:19:56Z-
dc.date.issued2006-12-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TN2W-
dc.description.abstractThis work aims at bringing architecture and education together when it analyzes urban spaces appropriation by Brazilian poor children a stratum well defined both age-wise and social- wise. The geographic unit of analysis is also very particular: The Jerimum Square in Belo Horizonte, Brazil. The square was conceived under participatory premises, having the architect-researcher as the mediator in the involved processes. Foci of this study are the ways n which the built environment can interfere in the transmission of knowledge, and how the built environment and the leisure time may be appropriated by children and their families. Another focus is on how children in this particular stratum relate to each other and to adults in public spaces. The literature review relies on urban planning, social sciences and human development works particularly children studies in order to understand how subjects attribute meaning to urban public spaces. A review of public policies related to leisure in Belo Horizonte and of the squares construction history, together with participant observations, were used to apprehend the relations among subjects and their environment, in the formers earch for playfulness. Possibilities and limits encountered and enacted by children in their appropriation of the square were finally analyzed: ludic practices mostly playing, gaming, and drawing occupies most of their time and whereabouts. Furthermore, this particular geographic unit defines social behaviors and specific groups, other than those formed at chool or within families: The Jerimum squares children groups.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação busca-se estabelecer um diálogo entre os campos da arquitetura e da educação ao analisar as apropriações de espaços públicos pelo sujeito contemporâneo, este definido com base no duplo recorte, geracional e social: a infância das camadas populares brasileiras. O locus do estudo é a Praça Jerimum, localizada na periferia de Belo Horizonte, construída com base na metodologia participativa, da qual pesquisador atuou como arquiteto. Foram analisadas as formas como o espaço pode alterar os processos de transmissão de conhecimentos e os modos diferenciados como as crianças e suas famílias usam, se apropriam e atribuem sentido aos tempos livres, aos espaços públicos urbanos livres e seus equipamentos. Além disso, foram analisadas, nesse contexto particular, as formas de diálogo que se estabeleceram entre as crianças e destas com o mundo adulto. Na pesquisa bibliográfica, foram buscados dados, principalmente, nas áreas de urbanismo, ciências sociais e nos estudos da infância com o intuito de entender alguns dos significados impressos ao espaço público pelos sujeitos. A análise de documentos relativos às políticas públicas para o lazer em Belo Horizonte, aos processos de construção da Praça e os dados obtidos mediante observação participante no campo privilegiam as relações dos sujeitos com o espaço na construção de práticas lúdicas. Foram avaliadas as possibilidades e os limites das formas de sua apropriação, tendo como foco a relação que a criança estabelece com tais espaços de lazer, voltados para a ação do brincar. As atividades lúdicas, dentre jogos, brincadeiras e desenhos infantis, apresentadas nesta dissertação, ocupam a maior parte do tempo-espaço disponível dos usuários, ou seja, a unidade espacial no caso estudado define sociabilidades próprias, configurando grupos infantis da Praça Jerimum, distintos daquelas originadas na escola, na família ou em outros espaços.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subject.otherAreas de recreação Projetos e plantaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherArquitetura e recreaçãopt_BR
dc.subject.otherInfancia Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherBrincadeiraspt_BR
dc.titlePraça jerimum: cultura infantil no espaço públicopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000629.pdf9.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.