Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TNZ7
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Organização do ensino secundário em Minas Gerais no século XIX
Autor(es): Leonardo Santos Neves
Primeiro Orientador: Cynthia Greive Veiga
Primeiro membro da banca : Carlos Fernando Ferreira da Cunha Júnior
Segundo membro da banca: Luciano Mendes de Faria Filho
Resumo: No presente trabalho, investigamos a organização do ensino secundário em Minas Gerais no período Imperial brasileiro. Analisamos sua importância, sua utilização e seu papel na formação e preparação da jovem elite mineira. Nosso objetivo principal foi explicitar os sentidos e os conteúdos da formação secundária implementada na província mineira, problematizando a produção de uma cultura pedagógica desse nível de ensino. Para isso, levamos em consideração tanto o estudo da permanência das aulas avulsas como as tentativas de organização dos colégios e externatos em Minas Gerais. As principais fontes que utilizamos foram a legislação produzida a respeito do ensino secundário mineiro e as Falas e os Relatórios dos Presidentes de Província (1835-1889), dirigidas à Assembléia Legislativa provincial de Minas Gerais. Acreditamos que o ensino secundário de Minas Gerais, inicialmente, distribuído em aulas avulsas pela província, somente teve uma melhor estruturação na década de cinqüenta com a criação do Liceu Mineiro e com a absorção das aulas avulsas pelos colégios particulares. Nas últimas décadas do Império, o Governo Provincial estabeleceu em Minas Gerais seis externatos públicos, reduzindo a subvenção aos colégios particulares. Mesmo com a criação desses externatos, o ensino secundário permaneceu com ênfase aos conhecimentos literários e continuou com o caráter propedêutico.
Abstract: n the present work, we investigated the organization of the secondary education of Minas Gerais during the Brazilian Imperial period. We analyzed its importance, its use and its role in the formation and preparation of the youth elite of Minas Gerais. Our main objective was to show the meanings and the contents of the secondary education implemented in the Minas Gerais province, problematizing the production of a pedagogic culture of that teaching level. For that, we took into consideration both he study of the permanence of the detached classes as the attempts of organization of the schools and external schools in Minas Gerais. The main sources used were he legislation produced regarding the secondary education of Minas Gerais, and the Speeches and the Reports of the Presidents of the Province (1835-1889), delivered o the provincial Legislative Assembly of Minas Gerais. We believed that the secondary education of Minas Gerais, initially distributed in detached classes hroughout the province, only had a better structure in the fifties with the creation of he Liceu Mineiro and with the absorption of the detached classes by the private schools. In the last decades of the Empire, the Provincial Government established in Minas Gerais six public external schools, reducing the subsidy to the private schools. Even with the creation of those external schools, the secondary education stayed with emphasis to the literary knowledge and continued with the beginner character.
Assunto: Educação
Ensino de segundo grau
Educação História Minas Gerais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TNZ7
Data do documento: 9-Out-2006
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1000000621.pdf927.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.