Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPXK
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Compreensão e uso de estratégias de representação do discurso do outro na escrita de adolescentes
Authors: Vilma de Sousa
First Advisor: Maria das Gracas Rodrigues Paulino
First Referee: Maria da Graca Ferreira da Costa Val
Second Referee: Aracy Alves Martins Evangelista
Abstract: Esta dissertação analisa o desempenho discursivo de um grupo de adolescentes em fase final de escolarização básica em escolas públicas, tendo como pano de fundo o significado atribuído pelos sujeitos à cultura da escrita e como instrumentos de mediação para o desenvolvimento da investigação-intervenção as formas de representação do discurso do outro em gêneros do jornalismo impresso. Na análise dos processos e produtos de escrita, foram adotados como referenciais teóricos os conceitos bakthinianos de dialogia, polifonia e de gênero discursivo, em articulação com as concepções de Vygotsky acerca da origem social da linguagem e do papel da mediação na aprendizagem. O conceito de heterogeneidade mostrada proposto por Authier-Revuz e hoje de uso corrente em diferentes abordagens de análise do discurso e as contribuições de Ducrot acerca das marcas lingüísticas de polifonia foram aplicadas à análise dos textos produzidos pelos sujeitos e consideradas no processo de intervenção pedagógica. O trabalho de campo, que combinou observação, intervenção e reflexão, teve a participação ativa dos sujeitos em oficinas coletivas de leitura e escrita e em entrevistas individuais. Envolveu a elaboração e a utilização de material didático de apoio, a produção e refacção de textos pelos sujeitos, bem como a análise dos produtos e processos de escritura. Em certa medida, foi realizada uma experiência de transposição didática com base em seqüências didáticas, à semelhança do que propõem DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004). Ao longo do processo, os sujeitos foram incentivados a investir no controle consciente da própria atividade discursiva, elaborando e reelaborando textos dos gêneros escolhidos como objeto de ensino a notícia jornalística, a entrevista e o artigo de opinião , com ênfase nas marcas de enunciação e nas formas de representação e articulação do discurso do outro. Foram também feitas incursões na narrativa ficcional, bem como experiências de transposição do relato oral para o registro escrito, com o objetivo de trabalhar a relação oralescrito e de facilitar, por contraste, a caracterização dos gêneros em estudo. Com o propósito de aproximar as condições de produção escrita das práticas sociais de linguagem, o trabalho foi desenvolvido no contexto de uma entidade não-governamental dedicada à educação de adolescentes, o Instituto de Adolescentes Voluntários (IAV), e teve como horizonte a produção efetiva de um jornal; tratava-se, pois, tanto de escrever para aprender a escrever e investigar como ensinar a escrever, quanto para interferir na comunidade por meio de ações de linguagem concretamente situadas.
Abstract: This paper evaluates the speech performance of a group of adolescents from lower class families in their last years of basic schooling in public schools, having as background the meaning assigned by the subjects to the writing culture and as mediating tools for the development of investigation-intervention the ways of representing the discourse of the other in journalistic genres. In looking into the processes and products of writing use was made of Bakhtin´s concepts of dialogism, polyphony and discursive genre, in connection with Vygotsky´s ideas regarding the social origin of language, and the role of mediation in learning. The concept of heterogeneity as advocated by Authier-Revuz and currently used in different trends of discourse analysis and Ducrot´s contribution about the linguistic marks of polyphony were applied to the analysis of the texts and taken into account in the pedagogical intervention process. The field work brought together observation, intervention and reflection, drew on the active participation of the subjects in reading and writing workshops and individual interviews. It involved the preparation and use of supporting teaching material, the production of texts by the subjects as well as an analysis of the products and processes of writing. To an extent, a experiment in didactic transposing of some written journalistic genres was conducted on the basis of didactic sequences as proposed by DOLZ, NOVERRAZ and SCHNEUWLY (2004). Throughout the process, the subjects were invited to invest in the conscious control of their own discursive activity, elaborating and re-elaborating texts in the genres chosen as learning object the journalistic news, the interview and the opinion article with emphasis on the marks of enunciation and the ways of representing the discourse of the other. Inroads were also made on the fictional narrative as well as experiments with translating oral into written reports with the aim of working the oral-written relationship and making it easy to characterize the genres under scrutiny. In order to approach the conditions favoring the production of writing to the social practices of language the investigation- intervention work was developed within the context of an NGO actively involved in adolescent education (Instituto de Adolescentes Voluntários IAV) and had as its ultimate goal the publication of a journal. It was therefore about writing in order to learn to write, to investigate how to teach writing as much as interfering in the community by means of concretely situated language actions.
Subject: Escrita Estudo e ensino
Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPXK
Issue Date: 12-Sep-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000615.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.