Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQPG
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Aparecida Paiva S dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Roxane Rojopt_BR
dc.contributor.referee2Magdah Becker Soarespt_BR
dc.creatorPaula Cristina de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T23:55:21Z-
dc.date.available2019-08-11T23:55:21Z-
dc.date.issued2006-08-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQPG-
dc.description.abstractThe use of literature in the didactic book of the Portuguese language in the first years of elementary school was the object of this research, that aimed at identifying the literary texts found in didactic collections and to analyze the choice for certain genres and authors, the incidence and positioning of texts. We investigated the adaptations required by the transferal of the literary text from its original support to the pages of the didactic book and the selection of the fragment that constitutes the text to be read; we also analyzed the proposed readings and comprehension activities that are presented in the didactic book for the work with the literary text. The corpus of this research is composed of 2 didactic collections of the Portuguese language, to be used in the first segment of elementary school, that were recommended by PNLD/2004 Programa Nacional do Livro Didático. The following collections were chosen by the public schools of Betim (located in Greater Belo Horizonte): Linhas e Entrelinhas, published by Nova Didática; and Bem-te-li, by FTD. The research was based on two main analysis procedures: quantitative approach and qualitative approach, which led to two moments of data collection. We could perceive, in the four volumes of each collection, the significant presence of literary texts that are representative and by renowned writers in our society. We could observe that the presence of activities for the comprehension abilities is quite significant, and that activities that explore the esthetic and literary processes of the text are proposed, but on both collections the literary text is also used as a pretext for the study of grammar topics, orthography, and for the acquisition of the alphabetical writing system. Both volumes 1 of the collections studied present more literary texts than the subsequent volumes, a trend that oriented us to choosing such books, used in the first year of elementary school, to analyze the process of transferal of the literary text to the pages of the didactic book and excerpts of reading and comprehension activities. The analysis revealed that fragments of the text, which misfigue the meaning of the authors work, are presented for reading and, moreover, inadequate procedures are used for teaching literary reading.pt_BR
dc.description.resumoA escolarização da literatura no livro didático de língua portuguesa das séries iniciais do ensino fundamental foi o objeto de estudo desta pesquisa que se orientou pelos seguintes objetivos: identificar os textos literários presentes nas coleções didáticas e analisar a escolha por determinados gêneros e autores, a incidência e a posição dos textos; investigar as adaptações exigidas pela transferência do texto literário de seu suporte original para as páginas do livro didático e a seleção do fragmento que constitui o texto a ser lido; e analisar as propostas de leituras e as atividades de compreensão que são apresentadas no livro didático para o trabalho com o texto literário. Compõem o corpus da pesquisa, duas coleções didáticas de língua portuguesa, destinadas ao primeiro segmento do ensino fundamental e que foram recomendadas pelo PNLD/2004 Programa Nacional de Livro Didático. Essas coleções foram as mais escolhidas pela rede municipal de Betim (cidade pertencente à região metropolitana de Belo Horizonte): Linhas & Entrelinhas, da editora Nova Didática, e Bem-te-li, da editora FTD. A pesquisa foi alicerçada em procedimentos de análise, conjugando abordagens quantitativa e qualitativa que conduziram a dois momentos de coletas de dados. A partir do mapeamento das coleções, verificou-se nos quatro volumes de cada coleção a presença significativa de textos literários, que são representativos e de autores consagrados em nossa sociedade. Foi constatada a presença significativa de atividades para as habilidades de compreensão e que são propostas atividades que exploram os processos estéticos e literários do texto, mas nas duas coleções o texto literário também é utilizado como pretexto para o estudo dos conteúdos gramaticais, da ortografia e para a aquisição do sistema de escrita alfabético. Os volumes 1 das coleções pesquisadas trazem mais textos literários que os volumes que os sucedem, característica que orientou a escolha desses livros destinados à primeira série do ensino fundamental para a realização da análise do processo de transferência do texto literário para as páginas do livro didático e dos excertos de atividades de leitura e compreensão. A análise revelou que fragmentos de textos, apresentados de forma que desfiguram o sentido da obra, são apresentados para a leitura e, também, outros procedimentos inadequados para a escolarização da leitura literária.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherMaterial didaticopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literáriapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000612.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.