Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VJKG
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bernardo Jefferson de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Constancia Lima Duarte | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Eliane Marta Santos Teixeira Lopes | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Luciano Mendes de Faria Filho | pt_BR |
dc.creator | Cecilia Vieira do Nascimento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T16:26:00Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T16:26:00Z | - |
dc.date.issued | 2004-08-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VJKG | - |
dc.description.resumo | Tendo como fonte de análise o jornal O Sexo Feminino (1873-74), objetiva-se, em uma perspectiva histórica, dar centralidade à atuação da mulher no processo de feminização do magistério. Em nome da emancipação social da mulher, O Sexo Feminino propalava seu acesso à instrução, assim como ao trabalho, dando destaque ao que entendia ser uma função com perfeita adequação ao universo da mulher: o magistério do ensino elementar. Nesse processo, observamos uma simbiose entre o ser professora e o ser mulher. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Imprensa feminina | pt_BR |
dc.subject | Feminização do magistério | pt_BR |
dc.subject | O sexo feminino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação feminina | pt_BR |
dc.subject.other | Sexo Feminino (Jornal) | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.title | O Sexo Feminino em campanha pela emancipação da mulher (1873/1874) | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.