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dc.contributor.advisor1Bernardo Jefferson de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Constancia Lima Duartept_BR
dc.contributor.referee2Eliane Marta Santos Teixeira Lopespt_BR
dc.contributor.referee3Luciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.creatorCecilia Vieira do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T16:26:00Z-
dc.date.available2019-08-11T16:26:00Z-
dc.date.issued2004-08-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VJKG-
dc.description.resumoTendo como fonte de análise o jornal O Sexo Feminino (1873-74), objetiva-se, em uma perspectiva histórica, dar centralidade à atuação da mulher no processo de feminização do magistério. Em nome da emancipação social da mulher, O Sexo Feminino propalava seu acesso à instrução, assim como ao trabalho, dando destaque ao que entendia ser uma função com perfeita adequação ao universo da mulher: o magistério do ensino elementar. Nesse processo, observamos uma simbiose entre o ser professora e o ser mulher.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectImprensa femininapt_BR
dc.subjectFeminização do magistériopt_BR
dc.subjectO sexo femininopt_BR
dc.subject.otherEducação femininapt_BR
dc.subject.otherSexo Feminino (Jornal)pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleO Sexo Feminino em campanha pela emancipação da mulher (1873/1874)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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