Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZJ6F
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A (in)evitável didatização do livro infantil através do livro didático
Authors: Ana Maria da Silveira Bossi
First Advisor: Antonio Augusto Gomes Batista
First Referee: Márcia Azevedo de Abreu
Second Referee: Magdah Becker Soares
Abstract: O processo de didatização dos textos apropriados dos livros infantis através dos livros de alfabetização foi o objeto de estudo desta pesquisa que se centrou nas transformações de natureza grafo-plásticas, textuais, lingüísticas e contextuais que neles ocorrem, tendo em vista a sua escolarização. Tomando como corpus inicial, os doze livros de alfabetização recomendados pelo Guia de Livros Didáticos 1a. à 4a . séries. PNLD/ 98, todos os textos apresentados para atividades de leitura foram classificados segundo seus suportes de origem, revelando a diversidade textual presente nesses livros e nesta, apontando maior quantidade de textos apropriados dos livros infantis, seguidos, de perto, pelos textos didáticos - escritos pelos próprios autores dos livros, com objetivos de ensinar a ler e escrever, acompanhados dos textos apropriados do folclore e da tradição oral, de jornais, revistas e de diversos outros suportes que circulam no meio social. Feito o recorte pelos livros infantis, evidenciou-se a predominância da poesia sobre a narrativa e outros do gênero, o que permitiu a hipótese, depois confirmada, que os poemas são mais didatizados por serem curtos e representarem de forma singular a sonoridade das palavras, sendo considerados mais adequados aos alunos em fase inicial da alfabetização. Novo recorte se deu pelos autores e textos mais didatizados que passaram a constituir o corpus de análise, no caso, os textos do poeta Vinicius de Moraes e Elias José e os textos narrativos de Ana Maria Machado e Ruth Rocha. A análise revelou que as alterações ocorrem mais pelo tratamento que os textos recebem no contexto discursivo em que se encontram. A função que o texto passa a ter nos livros de alfabetização modifica sua leitura, imposta, também, pelas atividades que se encontram prescritas ou apresentadas como sugestões para serem desenvolvidas em sala de aula, centradas na aquisição do sistema de escrita. As transformações de natureza grafo-plásticas são inevitáveis pela mudança de impresso e à medida que passaram a compor o livro didático alteraram a forma que os textos foram dados para serem lidos; as textuais, ocorreram em menor proporção nos poemas, apresentados, em sua maioria, de forma integral e mais nas narrativas que sofreram encurtamento e fragmentações. Observou-se ainda que, contrariamente, as narrativas apresentam uma proposta de trabalho mais significativa. Desta forma, os textos apropriados dos livros infantis, apresentados e entendidos pela escola como texto literário, transformam-se em texto escolar porque didatizados com objetivos de se ensinar os saberes instituídos, em detrimento das características que os identificam no campo artístico: autoria, estilo, época, contexto histórico e social, gênero, linguagem.
Abstract: The didactic process of texts adapted from children books present in teaching reading literacy was the mainly purpose of this research wich proposed the transformation of graphic, textual, linguistics, contextual in these texts according the students education. Analysing the beginning twelve books of teaching reading literacy presented in Guia dos livros didáticos 1º a 4º séries. PNLD/98all the texts presented for reading activities were classified according their original supports showing in different kinds of texts more number of texts adapted from children books, collowed by didactic texts written bythe autors of the didactics books and texts dapted from folklore and oral tradition, newspapers, magazines and other material presented in our social community. Choosing the children books we can established that they provide more poetry than narrative and other types of texts wich allowed us the prove that poetries are more didactic for being short and represent singular metrical sounds of the words so they are more switable for beginners in the teaching reading litaracy process. According to the didactics children books selected by the authors of teaching reading literacy , a new choose was made by them and the texts more didactic were the corpus of the analyse, in the case, the texts of the poet Vinícius de Moraes and the narrator Ana Maria Machado, followed by two authors Elias José and Ruth Roch, that confirmed the same rules presented in the didactic books of the first ones. The analysed showed that the texts alteration occur more in discursive context and they become an educational text and the purpose of the texts in the books of teaching reading literacy modifies its readinf because of the activities that are presented as model to be used in the classroom based on the written system and the graphic transformation ser because of the change of printing, modifying the way the texts that are presented to be read, as they are in the didactic books, the textual modification was less in poems wich are presented according to their integral form and more in the textual narratives wich were shortened and modified. We can observe allthough contrarily that the narratives present better purpose of work than poems and we can see that in the didactic transposition the characteristics are rejected in these texts wich identify them in artistic manner: author, style, epoch, historical and social context, gender and language.
Subject: Educação
Livros didaticos  
Literatura infanto-juvenil  Estudo e ensino  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZJ6F
Issue Date: 3-Apr-2000
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000326.pdf3.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.