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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Rompendo fronteiras de gênero: Marias (e) homens na educação física
Authors: Helena Altmann
First Advisor: Eustaquia Salvadora de Sousa
First Co-advisor: Anna Maria Salgueiro Caldeira
First Referee: Guacira Lopes Louro
Second Referee: Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
Abstract: Com o objetivo de compreender como meninas e meninos constroem as relações de gênero na Educação Física, foram observadas aulas desta disciplina de quatro turmas de 5a série, recreios e Jogos Olímpicos Escolares em uma escola municipal de Belo Horizonte, e entrevistados meninas e meninos e a professora. Três categorias de análise se destacaram: a ocupação do espaço físico escolar, as exclusões em jogos esportivos e o cruzamento de fronteiras de gênero e da sexualidade na escola. Os dados mostraram que, por meio do esporte, meninos ocupavam espaços mais amplos que as meninas. No entanto, elas resistiam a esse domínio de diversas maneiras, como a partir de sua cumplicidade com a professora. Exclusões em jogos esportivos, um dos principais motivos de conflitos entre meninos e meninas nessas aulas, manifestavam-se de maneira polarizada em torno dos sexos. Entretanto, essas exclusões não se restringiam somente ao gênero, mas eram também de habilidade, idade e força. Além disso, havia uma simultaneidade entre ser excluído e excluir-se. Em meio a genereficação de habilidades esportivas, as meninas não representavam um desafio aos meninos, mas uma ameaça. Jogos e brincadeiras intermediavam e legitimavam o relacionamento entre os estudantes, mostrando a circulação informal de representações de gênero e da sexualidade. Enfim, as relações construídas por meninos e meninas eram marcadas pelo simultâneo controle e cruzamento das fronteiras de gênero.
Abstract: Aiming to understand how boys and girls construct the gender relations in Physical Education, classes of this subject from four 5th grade groups, breaks and School Olympic Games were observed at a public school in Belo Horizonte, and boys, girls and the teacher were interviewed. Three categories emerged: the occupation of school space, the exclusions in sport games, and the crossing of gender and sexuality borders at school. The observation showed that, in sports, boys controlled more space than girls. However, girls resisted to this domination in various ways, such as by their complicity with the teacher. Exclusions in sport games, one of the main reasons of conflict between girls and boys in these classes, were polarized around gender, although they were not restricted to gender, but were also related to ability, age and strength. There was a simultaneity between being excluded and self exclusion, as well. Within a genderfication of sportive abilities, girls did not represent a challenge to boys, but a threat. Games and plays intermediated and legitimated the relationship between the students, showing the informal circulation of gender and sexuality representation at school. Finally, the relations constructed by girls and boys were characterized by the simultaneous control and crossing of gender borders.
Subject: Educação
Sexualidade
Educação fisica  Estudo e ensino    
Educação fisica para crianças    
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZJEJ
Issue Date: 23-Oct-1998
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