Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZNED
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A educação artística no currículo da escola tecnica de nível médio: um estudo exploratório
Autor(es): Lucia Gouvea Pimentel
Primeiro Orientador: Edil Vasconcellos de Paiva
Primeiro membro da banca : Luciola Licinio de C P Santos
Segundo membro da banca: Marilia Andres Ribeiro
Resumo: Este trabalho tempor objetivo apresentar um estudo sobre o ensino da arte na escola técnica de nível médio, analisando alguns de seus aspectos.Foi feita uma pesquisa no CEFET/MG e no COLTEC/UFMG, sendo entrevistados alunos, professores de Educação Artística e de outros conteúdos programáticos, orientadores educacionais, grupo de tutoria e direção das escolas.A partir da análise das representações mais recorrentes formação técnica e ensino da arte, possibilidade de opção da linguagem artística, ensino da arte e criatividade, ensino da arte e terapia, espaço do ensino da arte no currículo técnico constatou-se que as escolas não tem um projeto pedagógico em que o ensino da arte participe de forma integrada no currículo escolar, o que dificulta o reconhecimento de sua importância no processo educacional. Considerando-se que o ensino da arte pode ser um dos agentes possibilitadores de uma educação de caráter emancipatório, propõe-se uma reflexão sobre sua efetiva participação no currículo da escola técnica.
Assunto: Educação artistica (Segundo Grau)  Estudo e ensino  Belo Horizonte (MG)
Educação
Educação artistica (Segundo Grau)  Curriculos  Belo Horizonte (MG)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZNED
Data do documento: 8-Out-1993
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