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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZNVN
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Carlos Roberto Jamil Cury | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Amelia Gomes de C Giovanetti | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alipio Marcio Dias Casali | pt_BR |
dc.creator | Joao Valdir Alves de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T05:20:39Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T05:20:39Z | - |
dc.date.issued | 1993-12-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZNVN | - |
dc.description.resumo | O objetivo fundamental deste trabalho, que é parte de um projeto mais ambicioso, não é elaborar respostas, mas formular problemas.Até o momento foi possível visualizar o cenário no qual, a partir de um conjunto de transformações substancialmente profundas e rápidas, militam sujeitos políticos coletivos com interesses distintos e, por vezes, contraditórios e conflituosos. Alem disso, foi possível rastrear a emergência e consolidação daquele sujeito que está a merecer um olhar mais acurado: a Igreja Católica na diocese de Araçuai/MG ou, simplesmente, a Igreja de Araçuaí. Compõem esse sujeito um conjunto de agentes pastorais que, na sua militância no interior das comunidades, elaboram e ordenam um propósito construtivo cuja força motivadora para o enfrentamento e superação das dificuldades cotidianas provém de uma inspiração religiosa.Esse propósito construtivo é elaborado a partir da inflexão de transformações materiais e idológicas. O inegável motor de toa a reflexão questionadora dessas transformações foi a organização e atuação dos movimentos sociais na região. Prioritariamente culturais, eles não desprezaram o amplo leque de ação social possível fazendo-se presentes no movimento sindical, na organização e atuação dos partidos políticos, no apoio à recuperação e manifestação de atos folclóricos e, fundamentalmente, na tentatica da igreja progressista de construir um novo ideal transformador de Deus e dos homens. E nessa tentativa de transformar a visão que os homens têm de Deus e da sua própria realidade, que foi identificada a pedagogia do catolicismo libertador na Igreja de Araçuaí. Hegemonicamente identificada com a Teologia da libertação, essa Igreja emerge e se constitui a partir dos anos 60 e 70, trazendo uma nova visualização das relações entrea existência material humana e a transcendência, influindo na mudança de uma cosmogonia centrada em um Deus castigador para uma cosmogonia voltada para um Deus libertador. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Catolicismo | pt_BR |
dc.subject | Igreja de Araçuai | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Igreja e educação | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia cristã Araçuai | pt_BR |
dc.subject.other | Cosmogonia | pt_BR |
dc.subject.other | Igreja Catolicismo | pt_BR |
dc.subject.other | Teologia da liberta-ção | pt_BR |
dc.title | A pedagogia do catolicismo libertador da igreja de Araçuaí | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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