Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHT
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Maria Rabelo Gomes | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Juarez Tarcisio Dayrell | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Juarez Tarcisio Dayrell | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sandra de Fatima Pereira Tosta | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maria Amelia Gomes de C Giovanetti | pt_BR |
dc.creator | Renata Silva Bergo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T02:25:26Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T02:25:26Z | - |
dc.date.issued | 2005-10-24 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHT | - |
dc.description.abstract | En esta tesis busco abordar un fenómeno que se viene haciendo bastante frecuente en los grandes centros urbanos de Brasil: el brote de propuestas y proyectos socioeducativos que, de manera general, objetivan complementar las acciones de la enseñanza regular, ofreciendo actividades diversificadas a niños y adolescentes ubicados en villas y chabolas. Busco discutir las acciones emprendidas por tales proyectos socioeducativos junto a las capas populares, partiendo del análisis de los ideales, prácticas y posibilidades de una propuesta específica, el Projeto Reinventando a Escola. La metodología utilizada se basó en el abordaje etnográfico, teniendo como principales instrumentos de colecta de datos la observación participante, cuestionarios, entrevistas abiertas y semiestructuradas con las familias y con algunos profesionales de la escuela, además del análisis de documentos oficiales. Partiendo de la descripción de escenas cotidianas, busco evidenciar las formas de socialización y de transmisión de conocimientos presentes en el Reinventando a Escola, y reflexionar sobre la relación existente entre modos de ver y modos de socializar. Las cuestiones que emergieron en ese contexto fueron analizadas a partir del concepto forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) y de las reflexiones acerca de la cuestión del otro (Tzvetan Todorov, 1999). | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta dissertação, procuro abordar um fenômeno que vem se tornando bastante freqüente nos grandes centros urbanos do Brasil: o surgimento de propostas e projetos socioeducativos que, de maneira geral, visam complementar as ações do ensino regular, oferecendo atividades diversificadas a crianças e adolescentes residentes em vilas e favelas. Busco discutir as ações empreendidas por tais projetos socioeducativos junto às camadas populares a partir da análise dos ideais, práticas e possibilidades de uma proposta específica, o Projeto Reinventando a Escola. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem etnográfica, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a observação participante, questionários, entrevistas abertas e semi-estruturadas com as famílias e com alguns profissionais da escola, além da análise de documentos oficiais. Partindo da descrição de cenas cotidianas, procuro evidenciar as formas de socialização e de transmissão de conhecimentos presentes no Reinventando a Escola, e refletir sobre a relação existente entre modos de ver e modos de socializar. As questões que emergiram nesse contexto foram analisadas a partir do conceito forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) e das reflexões acerca da questão do outro (Tzvetan Todorov,1999). | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Projeto socioeducativo | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_renata_silva_bergo.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.