Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHT
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ana Maria Rabelo Gomespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Juarez Tarcisio Dayrellpt_BR
dc.contributor.referee1Juarez Tarcisio Dayrellpt_BR
dc.contributor.referee2Sandra de Fatima Pereira Tostapt_BR
dc.contributor.referee3Maria Amelia Gomes de C Giovanettipt_BR
dc.creatorRenata Silva Bergopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T02:25:26Z-
dc.date.available2019-08-13T02:25:26Z-
dc.date.issued2005-10-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHT-
dc.description.abstractEn esta tesis busco abordar un fenómeno que se viene haciendo bastante frecuente en los grandes centros urbanos de Brasil: el brote de propuestas y proyectos socioeducativos que, de manera general, objetivan complementar las acciones de la enseñanza regular, ofreciendo actividades diversificadas a niños y adolescentes ubicados en villas y chabolas. Busco discutir las acciones emprendidas por tales proyectos socioeducativos junto a las capas populares, partiendo del análisis de los ideales, prácticas y posibilidades de una propuesta específica, el Projeto Reinventando a Escola. La metodología utilizada se basó en el abordaje etnográfico, teniendo como principales instrumentos de colecta de datos la observación participante, cuestionarios, entrevistas abiertas y semiestructuradas con las familias y con algunos profesionales de la escuela, además del análisis de documentos oficiales. Partiendo de la descripción de escenas cotidianas, busco evidenciar las formas de socialización y de transmisión de conocimientos presentes en el Reinventando a Escola, y reflexionar sobre la relación existente entre modos de ver y modos de socializar. Las cuestiones que emergieron en ese contexto fueron analizadas a partir del concepto forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) y de las reflexiones acerca de la cuestión del otro (Tzvetan Todorov, 1999).pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, procuro abordar um fenômeno que vem se tornando bastante freqüente nos grandes centros urbanos do Brasil: o surgimento de propostas e projetos socioeducativos que, de maneira geral, visam complementar as ações do ensino regular, oferecendo atividades diversificadas a crianças e adolescentes residentes em vilas e favelas. Busco discutir as ações empreendidas por tais projetos socioeducativos junto às camadas populares a partir da análise dos ideais, práticas e possibilidades de uma proposta específica, o Projeto Reinventando a Escola. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem etnográfica, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a observação participante, questionários, entrevistas abertas e semi-estruturadas com as famílias e com alguns profissionais da escola, além da análise de documentos oficiais. Partindo da descrição de cenas cotidianas, procuro evidenciar as formas de socialização e de transmissão de conhecimentos presentes no Reinventando a Escola, e refletir sobre a relação existente entre modos de ver e modos de socializar. As questões que emergiram nesse contexto foram analisadas a partir do conceito forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) e das reflexões acerca da questão do outro (Tzvetan Todorov,1999).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProjeto socioeducativopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolaspt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleReinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_renata_silva_bergo.pdf1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.