Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHT
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo
Authors: Renata Silva Bergo
First Advisor: Ana Maria Rabelo Gomes
First Co-advisor: Juarez Tarcisio Dayrell
First Referee: Juarez Tarcisio Dayrell
Second Referee: Sandra de Fatima Pereira Tosta
Third Referee: Maria Amelia Gomes de C Giovanetti
Abstract: Nesta dissertação, procuro abordar um fenômeno que vem se tornando bastante freqüente nos grandes centros urbanos do Brasil: o surgimento de propostas e projetos socioeducativos que, de maneira geral, visam complementar as ações do ensino regular, oferecendo atividades diversificadas a crianças e adolescentes residentes em vilas e favelas. Busco discutir as ações empreendidas por tais projetos socioeducativos junto às camadas populares a partir da análise dos ideais, práticas e possibilidades de uma proposta específica, o Projeto Reinventando a Escola. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem etnográfica, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a observação participante, questionários, entrevistas abertas e semi-estruturadas com as famílias e com alguns profissionais da escola, além da análise de documentos oficiais. Partindo da descrição de cenas cotidianas, procuro evidenciar as formas de socialização e de transmissão de conhecimentos presentes no Reinventando a Escola, e refletir sobre a relação existente entre modos de ver e modos de socializar. As questões que emergiram nesse contexto foram analisadas a partir do conceito forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) e das reflexões acerca da questão do outro (Tzvetan Todorov,1999).
Abstract: En esta tesis busco abordar un fenómeno que se viene haciendo bastante frecuente en los grandes centros urbanos de Brasil: el brote de propuestas y proyectos socioeducativos que, de manera general, objetivan complementar las acciones de la enseñanza regular, ofreciendo actividades diversificadas a niños y adolescentes ubicados en villas y chabolas. Busco discutir las acciones emprendidas por tales proyectos socioeducativos junto a las capas populares, partiendo del análisis de los ideales, prácticas y posibilidades de una propuesta específica, el Projeto Reinventando a Escola. La metodología utilizada se basó en el abordaje etnográfico, teniendo como principales instrumentos de colecta de datos la observación participante, cuestionarios, entrevistas abiertas y semiestructuradas con las familias y con algunos profesionales de la escuela, además del análisis de documentos oficiales. Partiendo de la descripción de escenas cotidianas, busco evidenciar las formas de socialización y de transmisión de conocimientos presentes en el Reinventando a Escola, y reflexionar sobre la relación existente entre modos de ver y modos de socializar. Las cuestiones que emergieron en ese contexto fueron analizadas a partir del concepto forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) y de las reflexiones acerca de la cuestión del otro (Tzvetan Todorov, 1999).
Subject: Educação
Escolas
Educação de crianças
Práticas pedagógicas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHT
Issue Date: 24-Oct-2005
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_renata_silva_bergo.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.