Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86QHFA
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Trajetória escolar, texto escrito e classe social: um estudo longitudinal
Authors: Leiva de Figueiredo Viana Leal
First Advisor: Magdah Becker Soares
First Referee: Edil Vasconcelos de Paiva
Second Referee: Lea Pinheiro Paixao
Third Referee: Joao Wanderley Geraldi
metadata.dc.contributor.referee4: Maria da Graca Ferreira da Costa Val
Abstract: Este trabalho é o resultado de um estudo longitudinal realizado em escolas que atendem a sujeitos pertencentes a grupos socioeconômicos diferentes.Durante oito anos foram coletados textos produzidos por esses sujeitos, com o objetivo de discutir os destinos escolares, analisar as condições de produção de texto escrito nas escolas que atendem a esses sujeitos e detectar, a partir da perspectiva indiciária, as incorporações que os mesmos manifestam nos textos produzidos. O referencial teórico utilizado para análise dos dados ancora-se em dois conceitos básicos:na noção de habitus, advinda da Sociologia da Educação BOURDIEU e na noção de interação, das teorias da Enunciação, defendidas por BAKHTIN.Em relação aos destinos escolares, a análise dos dados aponta que a escola proclamada democrática, através de suas estratégias de avaliação. transforma resultados iguais em resultados diferentes, na medida em que foi possível perceber que os resultados finais não têm relação direta com o nível de competência alcançado pelos alunos. Essas estratégias permitem que, embora com resultados semelhantes, apenas os alunos dos grupos sociais favorecidos avancem no nível de escolaridade, o que nos leva a concluir que a função da escola é a de incular a ideologia da incompetência nos grupos sociais desfavorecidos.Essa inculcação produz a aceitação das diferenças como necessárias à estrutura social. A reconstituição do caminho percorrido por esses sujeitos no processo ensino-aprendizagem de texto escrito revela que as condições de produção de texto escrito na escola encontram-se ainda distantes de uma concepção de texto como interação.Dessa forma, a escola permite o acesso ao texto escrito, mas não permite a esses sujeitos tornarem-se, de fato , produtores de texto, em processo de interlocução. A análise realizada permite concluir que esse ensino, tal qual acontece, contitui-se na realização material que sustenta a construção do habitus. A partir desse quadro pôde-se detectar nos textos indícios e marcas visíveis de incorporações realizadas pelos diferentes sujeitos e que essas encontram-se fortemente marcadas pelas práticas escolares de inculação. Pôde-se perceber também que essas manifestações não são homogêneas, pois as mesmas se constituem a partir dos efeitos do habitus primário e do habitus secundário, bem como a partir do modo como esses sujeitos se situam e percebem o seu grupo de pertencimento, podendo existir fortes diferenças em sujeitos pertencentes ao mesmo grupo social.
Abstract: This work is the result of a longitudinal study carried out at schools that serve students belonging to different socio economic levels.During the priod of eight years the written texts produced by these studentes were collected aiming at analyzing the contidions of the production of written texts at schools and detecting, from the tracing approach the incorporations noticeable in such texts. The theoretical axis utilized in the data analysis adapts two basic concepts: the notion of habitus, as defined in the Sociology of education by Bourdieu and the notion of INTERACTION , as defined in the theories of enunciation defended by BAKHTIN. As far as the scool destinies are concerned, the data analysis shows that the democratic school through its evaluation strategies transforms equal results in differente results, since you can observe that final results have no direct relation with the actual level of competence reched by students. These strategies allow that despite having similar results, only the studentes belonging to higher social levels advance in their schooling process, which can lead to the conclusion that the belong to lower social levels. This inculcation produces the acceptance of fifferences as necessary to the social structure. As one traces the path these students have gone through in the written text teaching learning process it is revealed that the conditions of production of the written text at school are far from a conception of text as possibility of interaction. In this way the school are far from a conception of text as possibility of inteaction.In this way the school allows access to the written text, but does not allow the students to become the actual text producers within a processs of interlocution. The analysis carried out leads to the conclusion that the teaching of writing as it is and has been done constitues the material realization that supports the construction of the habitus.From this was possible to detect in the texts traces and signals (sings) that show the incoporations made by the different subjects and that they are strongly marked by the practices of inculcation in school. It was also possible to notice that these manifestations are not homogenous because they are constituted from the effect of the primary habitus and the secondary habitus, as well as from the way these different subjects (studentes) situate themeselves and perceive their group of belonging. Strong differences being noticed in students belonging to the same social group.
Subject: Interação professor-alunos
Sociologia educacional
Educação
Subjetividade
Textos infantis
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86QHFA
Issue Date: 18-Mar-1999
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000157.pdf28.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.