Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86WPXL
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lucilia Regina de Souza Machadopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Rita Neto Sales Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Miguel Gonzalez Arroyopt_BR
dc.creatorAntonio Berto Machadopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T16:09:56Z-
dc.date.available2019-08-10T16:09:56Z-
dc.date.issued1990-02-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-86WPXL-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo examinar a luta pela democratização da escola públic, efetivada no movimento real das práticas sociais escolares.Para isso, seleciou-se uma escola pública municipal de Belo Horizonte-MG, tendo-se em vista a realização de um estudo de caso. Efatizando-se a organização do trabalho escolar como principal instância em que se processa a referida luta, analisou-se o projeto político-pedagógico e administrativo dela decorrente. Na dimensão administrativa, a análise se voltou para a prática da gestão, efetivada pelos membros da direção e pelos membros dos vários órgãos e instâncias colegiadas. Na dimensão pedagógica, a análise foi direcionada para as relações sociais escolares, como expressão de um projeto pedagógico dominante, cujos objetivos são o controle e a dominação. A metodologia utilizada teve caráter etnográfico.Os instrumentos utilizados foram os registros decorrentes do processo de observação; questionários; entrevistas semi-estruturdas, pesquisa de arquivos. O trabalho está estruturada em cinco capítulos, distribuídos em duas partes.No primeiro capítulo, tratou-se da gestão escolar; no segundo, das relações sociais entre os vários trabalhadores assalariados; no terceiro, da prática do disciplinamento; no quarto, das relações do aluno com os demais sujeitos, com os órgãos colegiados e com seus pares; e, no quinto, o processo de alienação e internalização das relações sociais a que o aluno é submetido, bem como suas formas de reação. Concluindo, foram levantadas algumas proposições que podem contribuir para uma reflexão sobre os obstáculos e os avanços, que se dão no nível da instituição, referente à luta pela democratização da escola pública.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas sociais escolarespt_BR
dc.subjectDemocratização da escola públicapt_BR
dc.subject.otherEscolas publicaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.titleOrganização do trabalho e democracia escolar: uma escola pública como estudo de casopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1000000143.pdf37.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.