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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86WPXL
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Lucilia Regina de Souza Machado | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Rita Neto Sales Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Miguel Gonzalez Arroyo | pt_BR |
dc.creator | Antonio Berto Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T16:09:56Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T16:09:56Z | - |
dc.date.issued | 1990-02-20 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86WPXL | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo examinar a luta pela democratização da escola públic, efetivada no movimento real das práticas sociais escolares.Para isso, seleciou-se uma escola pública municipal de Belo Horizonte-MG, tendo-se em vista a realização de um estudo de caso. Efatizando-se a organização do trabalho escolar como principal instância em que se processa a referida luta, analisou-se o projeto político-pedagógico e administrativo dela decorrente. Na dimensão administrativa, a análise se voltou para a prática da gestão, efetivada pelos membros da direção e pelos membros dos vários órgãos e instâncias colegiadas. Na dimensão pedagógica, a análise foi direcionada para as relações sociais escolares, como expressão de um projeto pedagógico dominante, cujos objetivos são o controle e a dominação. A metodologia utilizada teve caráter etnográfico.Os instrumentos utilizados foram os registros decorrentes do processo de observação; questionários; entrevistas semi-estruturdas, pesquisa de arquivos. O trabalho está estruturada em cinco capítulos, distribuídos em duas partes.No primeiro capítulo, tratou-se da gestão escolar; no segundo, das relações sociais entre os vários trabalhadores assalariados; no terceiro, da prática do disciplinamento; no quarto, das relações do aluno com os demais sujeitos, com os órgãos colegiados e com seus pares; e, no quinto, o processo de alienação e internalização das relações sociais a que o aluno é submetido, bem como suas formas de reação. Concluindo, foram levantadas algumas proposições que podem contribuir para uma reflexão sobre os obstáculos e os avanços, que se dão no nível da instituição, referente à luta pela democratização da escola pública. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas sociais escolares | pt_BR |
dc.subject | Democratização da escola pública | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Organização do trabalho e democracia escolar: uma escola pública como estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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