Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-873HNT
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Uma invasão às ocultas: reduções positivistas no marxismo e suas manifestações no ensino da metodologia no serviço social
Autor(es): Consuelo Quiroga
primer Tutor: Marilda Villela Iamamoto
primer miembro del tribunal : Oder Jose dos Santos
Segundo miembro del tribunal: Joao Antonio de Paula
Resumen: A trajetória que vivi na busca de compreensão das questões discutidas neste trabalho pode ser descrita em três imagens simbólicas do processo. Uma viagem que começou na própria via trilhada por mim como professora de Metodologia no Serviço Social, no Curso de Serviço social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Esta disssertação tem, pois, um sentido primeiro de auto-reflexão, com base em minha prórpia experiência docente e em minha prática pedagógica. Ampliei essa viagem, no entanto, buscando depoimentos de outros professores que, dentro da mesma área de ensino, em condições próximas ás minhas, pudessem estar vivendo problemas semelhantes. Um caminho, um percurso teórico que realizei, tentando recuperar a contribuição de estudiosos que, historicamente, estão ligados às questões que mais me preocupam, na esperança de encontrar os elementos articuladores para o entendimento delas; enfim , aproximando-me do caminho aberto por Marx, em seu trabalho de análise da sociedade contemporânea. Um olhar, criador e resultante do próprio real: a minha experiência docente, da qual retirei as indagações que me levaram a reflexões teóricas e a buscar fontes que me permitiram retomar esse real. Um olhar que vai, portanto, expressar uma maneira determinada de ver a realidade. Nessa retomada, não só revi a minha prórpia disciplina, como também ampliei a perspectiva de observações das questões que por ela perpassam.
Asunto: Ensino superior
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-873HNT
Fecha del documento: 27-oct-1989
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1000000138.pdf11.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.