Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-873NL4
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Fragmentos da vida cotidiana: um estudo fílmico sobre a criança rural
Autor(es): Tamara Braga Ribeiro
primer Tutor: Elza Maria da Silva Cataldo
primer miembro del tribunal : Glaura Vasques de Miranda
Segundo miembro del tribunal: Hélio Salles Gentil
Tercer miembro del tribunal: Marcius Cesar Soares Freire
Resumen: Vicente e Eva, protagonistas de uma história semelhante a tantas outras histórias de crianças trabalhadoras do meio rural no Alto Jequitinhonha, tradicional região rica e miserável do estado de Minas Gerais. Entre diamantes do rio, cristais de lavras, grandes plantações de empresas agrícolas e de reflorestamento, nas chapadas, sobrevivem-nos grotões-homens, mulheres e crianças na mais precária condição de vida e trabalho. O acesso a essa problemática se deu quando da produção de um documentário sobre a criança do meio rural. A locação escolhida foi o vale do jequitinhonha, mais precisamente o município de Turmalina e arredores: bocaiúva, Chapada do Norte, Itamarandiba. Esta dissertação se constrói a partir dessas histórias do convívio com seus personagens, dos espanto com essa situação, da experiência na equipe de filmagens e da análise do material para montagem do filme. E desta forma é uma sistematização em linguagem escrita do trabalho realizado por esta equipe e uma das leituras possíveis acerca deste material e destes encontros. O eixo desta leitura é o cotidiano da criança do meio rural. Trata-se da criança não como uma categoria abstrata, mas de um sujeito social entre os sete e quartoze anos de idade, aluno de escola pública de primeiro grau, necessitando do seu trabalho para sobreviver num meio rural em processo de transformação das relações sociais. O cotidiano dessa criança é entendido como sendo as relações estabelecidas por ela no seu dia-a-dia, suas ações corriqueiras,seus hábitos, suas batalhas pela sobrevivência diária e seus movimentos no espaço social em que vive.
Asunto: Educação Aspectos sociais
Educação rural
Trabalhadoras rurais Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-873NL4
Fecha del documento: 28-ago-1989
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