Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87APYD
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Extensão universitária: um estudo de caso desenvolvido a partir das experiências do PRODAC- Programa de desenvolvimento e ação comunitária da PUC-MG
Autor(es): Marcos Vieira Silva
Primeiro Orientador: Glaura Vasques de Miranda
Primeiro membro da banca : Elza Maria da Silva Cataldo
Segundo membro da banca: Caio Cesar Boschi
Resumo: A presente dissertação compreende um estudo de caso desenvolvido a partir das experiências de extensão universitária do PRODAC-Programa de Desenvolvimento e Ação Comunitária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC-MG. O estudo procurou analisar o processo educativo vivenciado por alunos, professores e comunidades envolvidas nas várias atividades de extensão realizadas. É apresentada um trajetória da extensão universitária na PUC-MG, desde o seu início, nos anos 60, passando pela criação da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária, em fins de 1983 até o ano de 1984, quando se enceraram as atividades na Vila Barraginha e em Itaguara.São analisadas, com maior ênfase, as experiências desenvolvidas pelo PRODAC. Conclui-se que a extensão universitária do PRODAC significou um "lugar" de prática pedagógica muito rica;"lugar" de um constante repensar das teorias;"lugar"de produção de conhecimentos; espaço de ação, na perspectiva de uma transformação da sociedade, e, ainda, uma rica experiência de atuação interdisciplinar.Tais conclusões foram obtidos através da análise de relatos dos trabalhos, de falas de professores, alunos e pessoas da comunidades envolvidas nas atividades, e de trechos do Documentário "Essa Tera Já virou Tema", realizado pelo PRODAC, em 1983.
Abstract: This thesis consiste of a case study of the experiments in university extension carried out in within the comunity developmente and action program (PRODAC) of the pontific catholic university of Minas Gerais (PUC-MG). In this study, the educational experiences of the students, professors and communities involved in the various extension activities were assessed. The development of university extension activities at PUC-MG was described, from their bennings in the 60s, through the creation of the denship of extension and community action in 1983, to the completion of the extension activities in Vila Barraginha and Itaguara in 1984. In the context of these activities, focus was on the components of the community development and action program. In particular, progress reports, interviews with participating teachers, students and comunity nembers, as well as the documentary produced by PRODAC in 1983 called "They're talking about our land" ("Essa terra já virou tema") were analyzed. The analyses revealed that university extension programs, ehen approached from a critical, problem-solving point-of-view and with goal of integrating teaching and research, constitute a viable method of integrating theory and practice. The university extension activities of the Comunity Development and action program were also found to be a rich source of teaching experience, a constant stimulus for the reevaluation of theory and the production of new knowledge, as well as an opportunity for participating in the transformation of society and experiencing cross-disciplinary integration.
Assunto: Extensão universitaria
Educação
Ensino superior
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87APYD
Data do documento: 11-Ago-1989
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