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dc.contributor.advisor1Maria da Conceicao F Reis Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee1Vera Maria Masagão Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Plinio Cavalcanti Moreirapt_BR
dc.creatorPaula Resende Adelinopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T16:19:39Z-
dc.date.available2019-08-14T16:19:39Z-
dc.date.issued2009-08-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BQCE-
dc.description.abstractThis research examines how numeracy practices can be constituted and deployed in the Mathematics textbooks toward the Youth and Adults Education (EJA). We selected the book collection Living, Learning - Education for Youth and Adults - 2nd segment of Fundamental School of Global Publisher (specifically the books: Mathematics and Facts of Life, Volumes I and II) and focused our approach on rational numbers, by analyzing the exercises that seek to make students understand this set of numbers. In order to discuss the opportunities to set up numeracy practices beyond the identification of strategies that promote the acquisition of skills, we tried to establish a dialogue among authors that include reflections on literacy and numeracy, the ones who discuss the specificities of the relationship of male and female students (in the Education for Youth and Adults program) with mathematical knowledge and also those authors who contemplate the peculiarities of teaching rational numbers in basic education. In the analysis undertaken in this dissertation, we focused numeracy practices related to Communication through mathematics.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa como práticas de numeramento podem ser constituídas e mobilizadas em livros didáticos de Matemática voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Selecionamos para análise a coleção Viver, Aprender Educação de Jovens e Adultos 2º segmento do Ensino Fundamental da Editora Global (especificamente os livros Matemática e Fatos do Cotidiano, volumes I e II) e focalizamos a abordagem dos números racionais, destacando os exercícios que buscam levar os alunos à compreensão desse conjunto numérico. Para discutir as oportunidades de constituição de práticas de numeramento para além da identificação de estratégias que promovem a aquisição de habilidades, procuramos estabelecer uma interlocução entre autores que contemplam reflexões sobre letramento e numeramento e os que discutem as especificidades da relação dos alunos e das alunas da Educação de Jovens e Adultos com o conhecimento matemático e, também, com aqueles que contemplam as peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica. Na análise que nesta dissertação empreendemos, focalizamos práticas de numeramento relacionadas à Comunicação por meio da matemática.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpráticas de numeramentopt_BR
dc.subjectlivros didáticospt_BR
dc.subjectEducação matemática de jovens e adultospt_BR
dc.subjectnúmeros racionaispt_BR
dc.subject.otherNúmeros racionais Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLivros didáticospt_BR
dc.subject.otherMatemática Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.titlePráticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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