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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87DGMF
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Miguel Gonzalez Arroyo | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria de Lourdes Rocha de Lima | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carlos Henrique Brandão | pt_BR |
dc.creator | Felipe Soares Aranha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T13:44:17Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T13:44:17Z | - |
dc.date.issued | 1989-03-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87DGMF | - |
dc.description.resumo | As diversas experiências realizadas no campo da educação popular não oficial têm demonstrado que a tentativa de intervir no social por parte de instituições e grupos de educadores populares, vêm provocando duplo movimento. O primeiro movimento parte dos grupos de educação popular em direção à realidade social que eles tentam servir e /ou modificar. O segundo movimento, em sentido inverso, parte da realidade social em direção aos grupos e instituições. Enquanto o primeiro movimento gera a intervenção educativa que tenta ser fiel à proposta pedagógica, de caráter sócio-política, formulada anteriormente, o segundo leva os grupos e instituições a rependarem sua prática, a questionar e prolematizar seu métodos, suas concepções político-filosóficas e a reelaborarem as propostas pedagógicas. Júlio Barreiro, teólogo uruguaio ligado a educadores populares brasileiros, descreve um ângulo da mudança do segundo movimento:Durante algum tempo, a maioria desses grupos adotava um modelo de análise dos problemas da sociedade capitalista ao nível de sua "cultura".Mais ainda, em alguns casos, as contradições apontadas a este nível das relações culturais eram os indicadores quase únicos para a interpretação de toda a sociedade. A expressão teórica dessa posição adotada eram os modelos tipo culturalistas de interpretação da realidade social. Tal esquema de análise social não poderia deixar de ser pouco preciso e pouco totalizador e , por certo, não poderia oferecer perspectivas de ação capazes de conduzir a um processo de relações mais essenciais da sociedade capitalista. A expressão prática de tudo isso foi a organização da educação popular que se inclinava para o utopismo pedagógico ou para a subestimação da pedagogia. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educadores populares | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação popular | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | Educadores populares e movimento popular: relação de saber | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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