Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87LJ9B
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dc.contributor.advisor1Oder Jose dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Lea Pinheiro Paixaopt_BR
dc.contributor.referee2Maria de Lourdes Rocha de Limapt_BR
dc.creatorSuzana Pereira Sedrezpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T07:38:07Z-
dc.date.available2019-08-10T07:38:07Z-
dc.date.issued1988-05-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-87LJ9B-
dc.description.resumoEsta dissertação visa a contribuir com a análise do conceito de competência pedagógica, isto é, busca explicar o que seja uma competência para "mudar" as relações sociais de produção do conhecimento, na atual organização do trabalho na escola pública. Esta competência implica em o professor captar os determinantes da sua prática social, para sua compreensão e superação, visando à construção de sua identidade de classe social com o projeto político das classes subalternas. A metodologia adotada, na l parte da dissertação, faz um estudo que historia como o trabalhador vem perdendo, desde o processo de produção pré-capitalista ao neo capitalista, o controle do seu trabalho (de trabalhador artesão passa a ser tarefeiro tornando-se especializado e construíndo-se, hoje, no trabalhador parcelarizado), desqualificando-se e alienando-se na prórpia divisão social do trabalho. Ao mesmo tempo, reconstrói as relações sociais entre trabalho produtivo e trabalho pedagógico que são definidoras do processo de competência para democratizar a educação nos vários momentos de recomposicção da hegemonia burguesa.Na II parte da dissertação busca-se compreender o conceito de competência, que flui da problematização da própria prática pedagógica vivida, a partir da descrição e explicação do processo pedagógico, desenvolvido na formação de professores de 1º, 2º 3 3º graus, em Minas Gerais. As análises realizadas nesta parte, constatam que a competência exigida do professor na atual organização do trabalho pedagógico o tem desqualificado, pois apenas lhe cobra a execução de um planejamento curricular concebido longe das necessidades sociais do meio em que atua. Assim, supor uma competência para MUDAR esta condição exploradora e alienante exige do professor a apreensão dos limites de sua prática social, na organização do trabalho escolar, bem como, demanda a apropriação de uma explicação destes determinantes, na história da divisão do trabalho capitalista, através da abordagem dialética dos problemas na Educação e da estrutura social. Este processo permite ao professor gerar na prática uma nova práxis comprometida politicamente na perspectiva de superação das desigualdades sociais, conquistando, então, uma competência para democratizar a educação na escola pública.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectCompetência pedagógicapt_BR
dc.subject.otherEscolas publicaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação e Estadopt_BR
dc.titleEducação pública: democratizar com que competência?pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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