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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MH8D
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Domínio da regra: ccondição do saber e do agir: considerações sobre as experiências liberal e anarquista na república |
Authors: | Paulo Eduardo Martins Araujo |
First Advisor: | Carlos Roberto Jamil Cury |
First Referee: | Leila de Alvarenga Mafra |
Second Referee: | Miguel Gonzalez Arroyo |
Abstract: | O estudo que se segue é principalmente um projeto de trabalho. Trata-se apenas de uma proposta alternativa de estudo de um período histórico específico, a ser analisado como o momento em que o nascente movimento operário brasileiro, ao mesmo tempo que era excluído da humanidade política, buscava afirmar sua autonomia organizando-se como sujeito político. Partindo dessa proposição, tentei evidenciar que a restrição à ampliação da participação política do homem pobre trabalhador foi acompanhada por uma acentuação da focalização pedagógica existente no discurso e na prática liberal. Desse modo, pretendi mostrar que esse procedimento permitiu estabelecer a justa distância que separava o governante, isto é, o sujeito que proferia as normas da "boa"conduta social e política, do governado, este outro bem determinado que não tinha dignidade de sujeito por não ter acesso à regra. ou seja, para os dirigentes republicanos o olhar a realidade para agir sobre ela pressupunha o domínio prévio de um corpo de prescrições cuja aplicação era tida como garantia do saber e do agir verdadeiros. Também no Brasil a classe dominante terminou sobrepondo à classe operária e à população pobre a imagem do ser infatilizado, carente de racionalidade plenamente desenvolvida. |
Subject: | Relações trabalhistas Movimento operario História Sociologia educacional Educação Aspectos sociais Trabalhadores Movimentos sociais |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MH8D |
Issue Date: | 29-Feb-1988 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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