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dc.contributor.advisor1Lucilia Regina de Souza Machadopt_BR
dc.contributor.referee1Celso João Ferrattipt_BR
dc.contributor.referee2Maria Rita Neto Sales Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Nereide Savianipt_BR
dc.contributor.referee4Fernando Selmar Fidalgo de Oliveirapt_BR
dc.creatorRonaldo Marcos de Lima Araujopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T08:58:47Z-
dc.date.available2019-08-14T08:58:47Z-
dc.date.issued2001-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-87YK2V-
dc.description.abstractCette thèse est lê résultat dune recherche bibliographique qui a eu le but didentifier les objetifs de la Pédagogogie des Compétences et danalyser les conditions dassurer, effectivement, dans ses référentils, des pratiques éducatives qui mènent au plein développement des capacités humaines. Pedant les recherches nous avons constaté que le néopragmatisme est un des référentiels fondamentaux employés pr la Pédagogie des Compétences. Ce rapport expliquerait, selon notre analyse, la plupart des limitações présentées par les formulations théoriques dans ce champ, tout cela pour accomplir ses objectifs. La recherche a demontré aussu que le défi du déveleppement de capacités humaines larges exige le surpassement de ce référentiel. Tel considération se construit à partir du présupposé théorique et philosophique qui postule le besoin de référentiels pédagogiques, históriques et critiques, compromis avec la formation holistique des travailleurs.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese resulta de uma pesquisa bibliográfica que buscou identificar os objetivos da Pedagogia das Competências e analisar as condições presentes nos seus referenciais de, efetivamente, assegurar práticas com funções educativas, que levem ao pleno desenvolvimento das capacidades humanas. No desenvolvimento de nossas investigações verificamos que o neopragmatismo tem sido um dos referenciais fundamentais utilizados pela Pedagogia das Competências. Tal filiação explicaria, segundo nossa análise, grande parte das limitações apresentadas pelas formulações do que vem se constituindo como uma Pedagogia das Competências no sentido de cumprir promessas e objetivos manifestos. A pesquisa também demonstrou que o desafio do desenvolvimento de capacidades humanas amplas exige a superação desse referencial. Tal consideração se edifica a partir do pressuposto teórico e filosófico que postula a necessidade de referenciais pedagógicos histórico-críticos, comprometidos com a formação omnilateral dos trabalhadores.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentespt_BR
dc.subject.otherPedagogia das competenciaspt_BR
dc.subject.otherEducação profissional Brasilpt_BR
dc.subject.otherEducação e trabalhopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de competências profissionais: as incoerências de um discursopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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