Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8G3HK5
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.contributor.referee1Carla Simone Chamonpt_BR
dc.contributor.referee2Cynthia Greive Veigapt_BR
dc.creatorCarolina Mostaro Neves da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T08:59:46Z-
dc.date.available2019-08-14T08:59:46Z-
dc.date.issued2010-06-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-8G3HK5-
dc.description.abstractWe have investigated in this work the trajectory of the jurist, professor, journalist and politician Francisco Mendes Pimentel, detaching his actions and educational thoughts in Minas Gerais between 1893 and 1910. We have tried to articulate his actions and thoughts to the national and state political life, to the public instruction situation in Minas Gerais, to the press movement and to the ideas and initiative repertoire shared by politicians and public men at that time. Among some educational themes which Mendes Pimentel got involved, we detach the relation between public instruction dissemination and the Republic consolidation, the importance of the good preparation for teachers and the improvement for the teaching career and professional teaching destined to the less favored classes. The main sources we used were newspapers where Mendes Pimentel published his texts about education, the legal documents about public instruction in Minas Gerais and Annals from the Minas Gerais Congress. We have concluded that Mendes Pimentel effectively acted on debates about education, being coherent with the defense of republican principles and used the common repertoire of public men of his time in order to defend a public instruction able to make the republican citizen on arts and science, loving the nation and work.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação investigou-se a trajetória do jurista, professor, jornalista e político Francisco Mendes Pimentel, destacando sua atuação e pensamento educacional em Minas Gerais entre os anos 1893 e 1910. Procurou-se articular esta atuação e este pensamento à vida política nacional e estadual, à situação da instrução pública em Minas Gerais, ao movimento da imprensa e ao repertório de ideias e iniciativas compartilhadas por políticos e homens públicos de sua época. Entre os temas educacionais com que Mendes Pimentel esteve envolvido destacam-se a relação entre a disseminação da instrução pública e a consolidação da República, a importância do preparo adequado do professor e do incremento da carreira do magistério e o ensino profissional destinado às classes desfavorecidas. As principais fontes utilizadas foram os jornais em que Mendes Pimentel publicou seus escritos sobre educação, os documentos legislativos referentes à instrução pública em Minas Gerais e Anais do Congresso Mineiro. Concluiu-se que Mendes Pimentel atuou ativamente nos debates sobre educação, 0mantendo-se coerente com a defesa de princípios republicanos e utilizando-se do repertório comum aos homens públicos de sua época, a fim de defender uma instrução pública capaz de formar o cidadão republicano nas letras e ciências, no amor pela pátria e pelo trabalho.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMendes Pimentelpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPimentel, Francisco Mendes 1869-1957pt_BR
dc.subject.otherImprensapt_BR
dc.subject.otherEducação Políticas públicaspt_BR
dc.titleCombatendo a ignorância, garantindo a ordem pública e o progresso da nação: ideias e ações educacionais de Francisco Mendes Pimentel (Minas Gerais, 1893-1910)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___final.pdf937.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.